Sábado – Pense por si

Legislativas: Líderes vão fazer 12 frente a frente e um debate a seis

02 de agosto de 2019 às 17:59
As mais lidas

Debate entre os seis maiores partidos - PS, PSD, Bloco de Esquerda, PCP, CDS e PAN - está agendado para 23 de setembro e será transmitido pela RTP.

RTP, SIC e TVI vão realizar, entre 02 e 23 de setembro, 12 frente a frente e um debate com os líderes dos seis principais partidos sobre as legislativas de outubro, disseram à Lusa fontes das televisões.

O debate a seis com os líderes dos maiores partidos (PS, PSD, BE, PCP, CDS e PAN) está agendado para 23 de setembro e será transmitido pela RTP.

No dia 16, o "duelo" televisivo entre os líderes dos dois maiores partidos, António Costa, do PS, e Rui Rio, do PSD, com a duração de cerca de 60 minutos, será transmitido em simultâneo na RTP, SIC e TVI.

Além destes, haverá mais um debate a seis, este organizado por três rádios, Rádio Renascença, RDP e TSF, no dia 18 de setembro.

A estação pública fará, igualmente, um debate com os restantes partidos concorrentes, em data ainda a definir.

Os frente a frente, com a duração de cerca de 30 minutos, começam em 02 de setembro com António Costa e Jerónimo de Sousa (PCP), na SIC, e o último é na TVI em 15 de setembro entre Rui Rio (PSD) e Catarina Martins (BE).

O PCP optou por estar representado nos debates em canal aberto, com António Costa e Rui Rio, e não participa nos frente a frente com as líderes do CDS, Assunção Cristas, do BE, Catarina Martins, e com André Silva, deputado do PAN, nos canais informativos, por cabo.

Numa nota enviada à Lusa, o gabinete de imprensa do PCP considera que PS e PSD estão a ser tratados, pelas televisões, como "partidos de primeira", dado que Costa e Rio fazem os seus debates em canal aberto, e os restantes, "de segunda", fazem os seus frente a frente nos canais por cabo.

A proposta das televisões "não garante os princípios básicos da imparcialidade", pela "diferença de oportunidades" dada a cada um, "facimente mensurável pela abissal diferença de audiências que se propiciam a uns", em canal aberto, "e se negam a outros", por canal de cabo, lê-se na nota dos comunistas.

Nos primeiros quinze dias de setembro haverá quase diariamente frente a frente televisivos, de acordo com o calendário discutido e acordado nas últimas semanas entre as direções das televisões e representantes dos partidos.

Em 02 de setembro, debatem António Costa e Jerónimo de Sousa, na SIC, no dia 03 Assunção Cristas e Catarina Martins, na RTP3, no dia 5 Rui Rio e Assunção Cristas, na SIC, e no dia 06 António Costa e Catarina Martins, na RTP1.

No dia 07, o frente a frente é entre Catarina Martins e André Silva, na SIC Notícias, no dia 09 Rui Rio e André Silva, na RTP1, e no dia 11 António Costa e André Silva, na SIC.

Os "duelos" televisivos continuam em 12 de setembro entre Rui Rio e Jerónimo de Sousa, na RTP1, no dia 13 entre António Costa e Assunção Cristas, na TVI, no dia 14 é a vez de Assunção Cristas e André Silva, na RTP3, e o último, no dia 15, oporá Rui Rio e Catarina Martins, na TVI.

As eleições legislativas, para escolher os 230 deputados à Assembleia da República, foram marcadas pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, para 06 de outubro.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.