Na Europa há todos os anos cerca de 10 a 15 pessoas infectadas com Legionella por milhão de habitantes, o que em Portugal daria 100 a 150 doentes num ano.
Entre 75% e 80% dos casos de infecção pela bactéria 'Legionella pneumophila' ocorrem em pessoas com mais de 50 anos, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS).
De acordo com informação publicada nos últimos dias no site da OMS, na Europa há todos os anos cerca de 10 a 15 pessoas infectadas com Legionella por milhão de habitantes, o que em Portugal daria 100 a 150 doentes num ano.
Estes são dados gerais e comuns a países da Europa, à Austrália e aos Estados Unidos.
Um surto de Legionella no hospital São Francisco de Xavier, em Lisboa, infectou até ao momento 34 pessoas e provocou dois mortos, mas ainda não está esclarecida a origem do foco de infecção.
Segundo a nota informativa publicada pela OMS, que nunca se refere à situação em Portugal, 75% a 80% dos casos de doença dos legionários ocorre em pessoas com mais de 50 anos, sendo que 60% a 70% são homens.
Entre os factores de risco para contrair a infecção são designados pela OMS os hábitos tabágicos, doenças pulmonares pré-existentes, doenças respiratórias crónicas ou doentes imunodeprimidos.
Nos factores de risco de infecção em meio hospitalar surgem o pós-operatório, intubação, presença de tubos nasogástricos e terapêutica respiratória.
"Os doentes mais susceptíveis são os imunocomprometidos, incluindo receptores de órgãos transplantados e doentes oncológicos e os que recebem tratamentos com corticosteroides", refere a nota informativa da OMS.
A bactéria 'Legionella pneumophila' foi identificada pela primeira vez no mundo em 1977, durante um surto de pneumonia severa ocorrido um ano antes num congresso de veteranos da Legião Americana.
A doença dos legionários, como ficou conhecida da infecção, é uma forma de pneumonia grave causada pela Legionella que se inicia habitualmente com tosse seca, febre, arrepios, dor de cabeça, dores musculares e dificuldade respiratória, podendo também surgir dor abdominal e diarreia. A incubação da doença tem um período de cinco a seis dias depois da infecção, podendo ir até 10 dias.
A infecção pode ser contraída pela inalação da bactéria presente em aerossóis. Não se transmite por ingestão de água, mas sim pela inalação de aerossóis contaminados com a bactéria.
Legionella: Entre 75% e 80% dos casos ocorrem em pessoas com mais de 50 anos
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.