Sábado – Pense por si

José Silvano eleito secretário-geral do PSD com 78% dos votos

O deputado José Silvano foi eleito secretário-geral do PSD, com 78% de votos favoráveis, numa eleição que decorreu ontem à noite no Porto, naquele que foi o primeiro Conselho Nacional na liderança de Rui Rio

O deputado José Silvano foi eleito secretário-geral do PSD, com 78% de votos favoráveis, numa eleição que decorreu ontem à noite no Porto, naquele que foi o primeiro Conselho Nacional na liderança de Rui Rio.

José Silvano PSD
José Silvano PSD

José Silvano, que já foi autarca em Mirandela, colheu 75 votos, num universo de 96 possíveis, o que corresponde a uma percentagem favorável de 78%, e registaram-se cinco votos nulos e 16 brancos, indicou fonte do partido.

O nome de José Silvano já tinha sido ratificado na Comissão Política Nacional que decorreu na última quarta-feira.

Esta eleição acontece depois de, no dia 18 de Março, Feliciano Barreiras Duarte ter apresentado a sua demissão do cargo de secretário-geral do PSD.

O deputado social-democrata anunciou ao presidente do partido que a decisão de sair era "irrevogável", isto depois de uma semana de notícias sobre irregularidades no seu currículo e uma alegada falsidade na morada que indicou no parlamento.

Esta foi a primeira baixa na direcção de Rui Rio e aconteceu exactamente um mês depois do Congresso em que foi empossado o novo líder, que decorreu entre 16 e 18 de Fevereiro, em Lisboa.

Entretanto, logo no dia seguinte, a 19, foi anunciado como substituto o deputado e antigo autarca de Mirandela José Silvano, que começou a exercer funções de imediato.

Mas, de acordo com os estatutos do PSD, competia ainda ao Conselho Nacional "eleger o substituto de qualquer dos titulares da Mesa do Congresso e da Comissão Política Nacional, com excepção do seu Presidente, no caso de vacatura do cargo ou de impedimento prolongado, sob proposta do respectivo órgão".

Essa eleição ficou reservada para esta noite e decorreu numa unidade hoteleira no Porto, onde a reunião dos sociais-democratas decorre à porta fechada desde cerca das 21h30.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.