Sábado – Pense por si

José Silvano eleito secretário-geral do PSD com 78% dos votos

O deputado José Silvano foi eleito secretário-geral do PSD, com 78% de votos favoráveis, numa eleição que decorreu ontem à noite no Porto, naquele que foi o primeiro Conselho Nacional na liderança de Rui Rio

O deputado José Silvano foi eleito secretário-geral do PSD, com 78% de votos favoráveis, numa eleição que decorreu ontem à noite no Porto, naquele que foi o primeiro Conselho Nacional na liderança de Rui Rio.

José Silvano PSD
José Silvano PSD

José Silvano, que já foi autarca em Mirandela, colheu 75 votos, num universo de 96 possíveis, o que corresponde a uma percentagem favorável de 78%, e registaram-se cinco votos nulos e 16 brancos, indicou fonte do partido.

O nome de José Silvano já tinha sido ratificado na Comissão Política Nacional que decorreu na última quarta-feira.

Esta eleição acontece depois de, no dia 18 de Março, Feliciano Barreiras Duarte ter apresentado a sua demissão do cargo de secretário-geral do PSD.

O deputado social-democrata anunciou ao presidente do partido que a decisão de sair era "irrevogável", isto depois de uma semana de notícias sobre irregularidades no seu currículo e uma alegada falsidade na morada que indicou no parlamento.

Esta foi a primeira baixa na direcção de Rui Rio e aconteceu exactamente um mês depois do Congresso em que foi empossado o novo líder, que decorreu entre 16 e 18 de Fevereiro, em Lisboa.

Entretanto, logo no dia seguinte, a 19, foi anunciado como substituto o deputado e antigo autarca de Mirandela José Silvano, que começou a exercer funções de imediato.

Mas, de acordo com os estatutos do PSD, competia ainda ao Conselho Nacional "eleger o substituto de qualquer dos titulares da Mesa do Congresso e da Comissão Política Nacional, com excepção do seu Presidente, no caso de vacatura do cargo ou de impedimento prolongado, sob proposta do respectivo órgão".

Essa eleição ficou reservada para esta noite e decorreu numa unidade hoteleira no Porto, onde a reunião dos sociais-democratas decorre à porta fechada desde cerca das 21h30.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.