A direção executiva do SNS decidiu afastar o Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde Almada-Seixal (ULSAS), que inclui o hospital Garcia de Orta, presidido por Maria Teresa Luciano.
A secretária de Estado da Saúde anunciou na quarta-feira que Jorge Seguro Sanches será o novo presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde Almada-Seixal, que integra o hospital Garcia de Orta.
"Houve uma pessoa que já foi convidada pelo atual Diretor Executivo para assumir o lugar, essa pessoa posso anunciar, é Jorge Seguro Sanches, que aceitou e estamos a cumprir todos os procedimentos para proceder à sua nomeação", disse Ana Povo à RTP1 durante a emissão do Telejornal.
A direção executiva do Serviço Nacional de Saúde decidiu afastar o Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde Almada-Seixal (ULSAS), que inclui o hospital Garcia de Orta, presidido por Maria Teresa Luciano.
Segundo fonte hospitalar esta informação foi avançada pelo conselho de administração da ULSAS durante uma reunião de trabalho com todos os diretores de serviço, chefes de enfermagem, coordenadores e alguns diretores não clínicos.
"As pessoas ficaram admiradas, não estavam à espera e falou-se que reconhecem que o conselho de administração tem vindo a desenvolver um bom trabalho com grande empenho na ligação do hospital aos centros de saúde", disse a mesma fonte hospitalar.
A decisão foi comunicada por telefone na terça-feira.
A agência Lusa contactou o Ministério da Saúde e a Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde sobre esta situação, mas até ao momento não obteve resposta.
A Unidade Local de Saúde de Almada-Seixal (ULSAS) integra o Hospital Garcia de Orta e o Agrupamento de Centros de Saúde de Almada-Seixal, no distrito de Setúbal.
O Conselho de Administração é presidido pela farmacêutica Maria Teresa Luciano.
Teresa Luciana tinha sido nomeada em agosto de 2022 como presidente do conselho de administração do Hospital Garcia de Orta, cargo que manteve com a criação da ULS em janeiro de 2024.
O corpo diretivo da ULSAS é ainda constituído por Henrique Manuel Neves Santos, diretor clínico para a área Hospitalar, Pedro Jorge Alves Pacheco, diretor clínico para a área dos Cuidados de Saúde Primários, Susana Luísa Rafael Almeida Graúdo, enfermeira diretora e Tiago António de Fonseca Mendes, vogal executivo da área financeira.
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.