As Nações Unidas consideram que o ex-presidente da República é um "grande defensor da democracia portuguesa"
O político Jorge Sampaio recebe esta sexta-feira, em Nova Iorque, o Prémio Nelson Mandela, instituído pela ONU para distinguir personalidades pelo seu trabalho em prol dos ideais defendidos pela organização.
Receberá também o galardão a oftalmologista namibiana Helena Ndume, a outra laureada da primeira edição deste prémio, criado em 2014 e que será atribuído de cinco em cinco anos a um homem e uma mulher de diferentes áreas geográficas, em reconhecimento do seu contributo excepcional para um mundo melhor.
A cerimónia de entrega dos prémios decorrerá na sede da organização às 10h00 locais (15h00 em Lisboa), no âmbito das comemorações do Dia Internacional Nelson Mandela, que se assinala a 18 de Julho, dia em que o Nobel da Paz sul-africano nasceu.
No texto em que anunciou os premiados, a ONU fundamentou a distinção de Jorge Sampaio, de 75 anos, descrevendo-o como "grande defensor da democracia portuguesa", desde os tempos de estudante, em que era um activista político, até depois do 25 de Abril, como político.
Sampaio presidiu à Câmara Municipal de Lisboa, foi Presidente da República durante dez anos (entre 1996 e 2006), período em que, segundo as Nações Unidas, "trabalhou para construir uma imagem democrática e moderna de Portugal, enquanto apoiava a integração europeia e supervisionava a entrega de Macau à China [em 1999]".
De 2006 a 2012, foi enviado especial da ONU na luta contra a tuberculose e, nos últimos anos, tem investido numa iniciativa para fornecer subsídios de emergência a estudantes sírios para que possam continuar os seus estudos, apesar da guerra na Síria - a chamada "Plataforma Global de Assistência Académica de Emergência a Estudantes Sírios".
A oftalmologista da Namíbia Helena Ndume foi premiada por ter criado, nos últimos 20 anos, centros de tratamento oftalmológico em toda o país, tendo até agora ajudado cerca de 30.000 pessoas a recuperar a visão e a ter atendimento gratuito para problemas relacionados com cataratas.
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.