Sábado – Pense por si

Já nevou na Serra da Estrela

Queda de neve ocorreu acima dos 1.700 metros, mas durou pouco tempo e não afectou de todo a circulação

A neve começou a cair hoje ao início da tarde na Serra da Estrela, o que acontece pela primeira vez neste Outono, disse à agência Lusa fonte do grupo de montanha da GNR.

"Confirmo que, por volta das 13h30, começou a nevar acima dos 1.700 metros, mas ainda não é o que podemos chamar de nevão. Aliás, por esta altura [14h30], já neva muito pouco e as estradas mantêm-se todas transitáveis", especificou Carlos Fernandes, comandante do grupo de montanha da GNR.

Este responsável especificou ainda, que "tirando uma situação ou outra", ainda não se registaram "constrangimentos de maior", mas lembrou que os automobilistas devem manter uma condução cuidada e com as precauções inerentes à circulação numa estrada de montanha.

Para hoje, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê na zona centro possibilidade de ocorrência de trovoada com vento em geral fraco (inferior a 20 quilómetros por hora) de sudoeste, sendo moderado a forte (30 a 40 km/h) nas terras altas e ainda uma pequena descida de temperatura.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.