Sementes de violência
Não posso aceitar que Nuno Markl espalhe aos quatro ventos uma associação grave e caluniosa entre a minha pessoa e a de suspeitos de assédio sexual e moral, de violação de mulheres e de abandono de sinistrado.
Não posso aceitar que Nuno Markl espalhe aos quatro ventos uma associação grave e caluniosa entre a minha pessoa e a de suspeitos de assédio sexual e moral, de violação de mulheres e de abandono de sinistrado.
São mais de uma dezena e “chegaram-se à frente” quando o sociólogo e fundador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra negou os primeiros relatos de abusos publicados no ano passado em livro. A SÁBADO ouviu os relatos de assédio moral, assédio e abuso sexual que garantem ter vivido no CES.
Vítimas denunciam que o sociólogo do CES "oferecia sexo como moeda de troca para uma ascensão de carreira" e tentava contactos sexuais não consentidos com as alunas.
Os investigadores Boaventura Sousa Santos e Bruno Sena Martins foram suspensos de todos os cargos que ocupavam no CES após denúncias.
"Nunca esperei uma absolvição das suspeitas que sobre mim pairaram porque, efetivamente, nunca fui confrontado com acusações concretas de abuso de poder ou de assédio - como, aliás, o próprio documento agora atesta", refere o sociólogo em comunicado enviado à agência Lusa.
A comissão independente concluiu que o CES contribuiu para perpetuação de situações de abuso e assédio entre professores e alunos.
Denúncias de assédio no CES divulgadas em abril do ano passado levaram a que os investigadores Boaventura Sousa Santos e Bruno Sena Martins acabassem suspensos de todos os cargos que ocupavam.
Foram feitas denuncias sobre situações de assédio, que levou a que os investigadores Boaventura Sousa Santos e Bruno Sena Martins acabassem suspensos de todos os cargos que ocupavam no CES.
Tivemos mais telefones desligados na cara do que respostas. Entre os partidos que são pró-Palestina, classificar a natureza do movimento que atacou Israel é assunto tenso e explosivo.
De acordo com o coletivo de mulheres, as nove denúncias enviadas à Comissão Independente reportam-se "a situações de assédio ocorridas em atividades, projetos ou grupos de pesquisa dirigidos por Boaventura de Sousa Santos".
As denúncias de alegadas situações de assédio têm que ser submetidas até 30 de setembro. Porém, instituição demorou quatro meses a criar uma comissão.
Da família cuja história se cruza, a espaços, com a de Portugal - os Burnay - a mais um exemplo de como o meio académico continua a lidar mal com o assédio, passando ainda pela opinião de Bruno Nogueira sobre música, há muito para ler a caminho das festas (e temos um guia, caso esteja em Lisboa).
Sociólogo foi denunciado por assédio e violência sexual por três investigadoras. Encontra-se suspenso dos cargos que ocupava no Centro de Estudos Sociais.
Miguel de Lemos, o professor que abriu o jogo sobre o assédio moral e sexual na Faculdade de Direito de Lisboa nota a falta de vontade das instituições para mudarem e critica a passividade de Elvira Fortunato, que tutela o Ensino Superior.
Joana Mortágua defendeu que "o atual Código Penal não reflete o fenómeno social do assédio sexual como ele é compreendido pela sociedade".
É acusado de difamação, publicidade e calúnia num processo movido pelo militante neonazi. Julgamento foi decidido pelo juiz Carlos Alexandre.