O trânsito está hoje cortado em ambos os sentidos na avenida Gustavo Eiffel, na marginal ribeirinha do Porto, devido a "instabilidade registada na escarpa das Fontainhas"
O trânsito está hoje cortado em ambos os sentidos na avenida Gustavo Eiffel, na marginal ribeirinha do Porto, devido a "instabilidade registada na escarpa das Fontainhas", anunciou a Câmara Municipal.
De acordo com informação publicada no portal de notícias da autarquia, a decisão de cortar o trânsito naquela artéria foi tomada pela Protecção Civil, ao final da tarde de domingo.
"A Protecção Civil do Porto decidiu, ao final desta tarde [de domingo], cortar o trânsito na marginal do rio Douro, junto à escarpa das Fontainhas, por razões de segurança relacionadas com uma situação de instabilidade detectada na escarpa", lê-se na página da Internet.
Em comunicado enviado esta manhã , a autarquia refere que neste momento "decorre uma intervenção na escarpa das Fontainhas", no âmbito de "um avultado investimento de consolidação" da mesma que tem vindo a ser feito "nos últimos cinco anos". Contudo, "a elevada complexidade da obra e a intempérie que há dias se fez sentir no país, provocaram alguma instabilidade no local".
Depois de já na semana passada ter interrompido temporariamente o trânsito na avenida Gustavo Eiffel "por motivo de segurança", a autarquia verificou agora "que ainda se mantém alguma instabilidade" e que na noite de domingo houve "desprendimento de materiais da escarpa", pelo que decidiu cortar de novo a circulação naquela via marginal junto ao Douro.
A circulação rodoviária "só será retomada quando for garantida a segurança. As consolidações das escarpas são obras de elevada complexidade e absolutamente fundamentais para garantir a segurança da cidade", conclui a Câmara do Porto.
Na segunda-feira da semana passada, a Câmara comunicou que iria cortar o trânsito na avenida Gustavo Eiffel no dia seguinte (terça-feira), entre as 10:00 e as 17:00, para proceder a "trabalhos de estabilização" da escarpa das Fontainhas, devido à "existência de elementos instáveis", que foram identificados "na sequência da tempestade" do dia 10.
Na ocasião, a autarquia recordou que a empresa municipal de Gestão e Obras Públicas (GOP) tinha iniciado há um mês "a segunda empreitada de consolidação da escarpa das Fontainhas", uma obra que representa "um investimento de quase um milhão de euros" e que "permitiu já a remoção de vegetação e do lixo acumulado no local".
Em Dezembro de 2012, a Câmara do Porto, ainda liderada pelo social-democrata Rui Rio, incluía no orçamento da GOP para 2013 um milhão de euros para dar início à consolidação da escarpa das Fontainhas, onde há já 17 anos um aluimento de terras deixou 250 pessoas sem casa.
Instabilidade em escarpa das Fontainhas no Porto obriga a cortar trânsito
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.
Prepara-se o Governo para aprovar uma verdadeira contra-reforma, como têm denunciado alguns especialistas e o próprio Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, num parecer arrasador.
Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?
No meio do imundo mundo onde estamos cada vez mais — certos dias, só com a cabeça de fora, a tentar respirar — há, por vezes, notícias que remetem para um outro instinto humano qualquer, bem mais benigno. Como se o lobo mau, bípede e sapiens, quisesse, por momentos, mostrar que também pode ser lobo bom.