Caso está a ser analisado para "averiguar em pormenor todas as circunstâncias em que decorreu a assistência" aos utentes.
O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) confirmou este domingo "um atraso no atendimento" na prestação de socorro a duas vítimas que morreram esta semana depois de ligaram para o 112. A resposta por parte do INEM surge na sequência de um comunicado do sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (STEPH) a que o CM teve acesso.
DR
O STEPH considerou que os atrasos foram provocados pela escassez de profissionais e a falta de adoção de "soluções estruturais e imediatas". O INEM admite atrasos, mas não confirma os "40 minutos de espera para atendimento do CODU" da mulher, de 94 anos, que acabou por morrer em paragem cardiorrespiratória a caminho do Hospital de Tondela, este sábado. O serviço afirma que a "chamada foi transferida às 9h29 pelo 112 e atendida às 9h49 pelo CODU", mas sem resposta.
O serviço tentou estabelecer contacto mas só foi atendido às 10h17, quando o CODU conseguiu "realizar a triagem clínica" e acionar um meio. Quanto à morte de um homem de 88 anos, na quinta-feira, depois de esperar mais de uma hora por cuidados de emergência em Bragança, o INEM constata o "atraso no atendimento devido ao volume de chamadas que estavam a ser atendidas nos CODU". O apoio foi enviado "assim que foi possível realizar a triagem".
O INEM abriu "uma análise pormenorizada das situações para se averiguar em pormenor todas as circunstâncias em que decorreu a assistência" aos utentes. No entanto, o serviço considera que o "atual contexto de greve dos TEPH (Técnicos de Emergência pré-hospitalar) às horas extraordinárias" tem vindo a ter também impacto no funcionamento do CODU do INEM. O Instituto Nacional de Emergência Médica tem a decorrer um concurso com mais de 200 lugares para reforço dos profissionais TEPH do INEM.
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Através da observação da sua linguagem corporal poderá identificar o tipo de liderança parental, recorrendo ao modelo educativo criado porMaccobye Martin.
Ficaram por ali hora e meia a duas horas, comendo e bebendo, até os algemarem, encapuzarem e levarem de novo para as celas e a rotina dos interrogatórios e torturas.
Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.