Incêndios: Peritos receiam que Governo cometa erros passados

Incêndios: Peritos receiam que Governo cometa erros passados
Leonor Riso 08 de janeiro de 2019

Observatório Técnico Independente coloca de parte a existência de um comando único dos bombeiros e apela a que a remodelação da Proteção Civil não coloque (outra vez) o combate aos incêndios em causa.

O Observatório Técnico Independente, liderado por Francisco Castro Rego, entregou a sua avaliação do sistema nacional de proteção civil no combate aos incêndios rurais. Ao longo de 114 páginas divulgadas no site do Parlamento, os peritos pedem "sinergias" entre os vários elementos que compõem a Proteção Civil e que o Governo garanta que a remodelação da ANPC não ponha em causa o combate aos incêndios em 2019.

Em Abril de 2017, o Governo mudou metade do comando da ANPC, o que foi visto como um motivo de descoordenação no combate aos incêndios nesse ano (em que ardeu Pedrógão Grande e se deram os fogos de Outubro). Neste relatório, os peritos pedem que a remodelação decidida com a nova lei orgânica -  acaba com os comandos distritais de operações e socorro (CDOS) -  fique concluída de modo a não perturbar a luta contra os incêndios em 2019. As saídas da ANPC também são criticadas: "a ANPC deveria realizar um maior esforço para formar, qualificar e manter os seus quadros, dado que não é fácil encontrar pessoas com as qualificações e experiência requeridas para o exercício destes cargos, ponderando a conveniência de substituir ou manter em serviço pessoas com provas dadas, para assegurar a estabilidade do sistema; por outro lado deveria de dispor de critérios muito exigentes para a escolha e nomeação de novos Comandantes".

São necessárias "sinergias" na AGIF, não a "canibalização"
A Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais (AGIF) não convence o Observatório Técnico Independente. Este organismo deve coordenar todas as peças do sistema de proteção civil, mas pode causar interferências por retirar recursos humanos necessários a outras entidades.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login
Investigação
Opinião Ver mais