"Primeiro, como temos dito, entra sempre o pagamento daquilo que cabe aos seguros e, depois, obviamente, entrará o apoio público", explicou Pedro Marques.
Seis semanas após os incêndios de 15 de Outubro, o Governo recebeu 21 candidaturas a apoios à reconstrução de empresas e já aprovou três, com 700 mil euros, disse hoje o ministro do Planeamento e das Infraestruturas.
"Neste momento, já temos mais de 20 candidaturas apresentadas, 21, o que em poucas semanas é muito bom e já temos três candidaturas aprovadas. A maior delas, de quase um milhão de prejuízos acumulados, foi despachada em 10 dias", disse aos jornalistas Pedro Marques, no final de uma visita a duas empresas do concelho de Mortágua, distrito de Viseu.
O ministro frisou que, nas principais zonas industriais afectadas pelos incêndios de 15 e 16 de Outubro, o Governo tem sentido uma "vontade enorme" dos empresários em avançarem com a reconstrução "e, sobretudo, de salvaguardarem postos de trabalho", adiantando que "muitas" das cerca de 500 empresas afectadas já começaram a reconstruir as instalações quando ainda estão a tratar do processo de candidatura a apoios estatais.
Pedro Marques mantém a expectativa de que a verba de 200 milhões de euros anunciada pelo Governo - 100 milhões em apoio à reconstrução e outros 100 milhões da linha de crédito aprovada - chegue para apoiar as empresas afectadas pelos incêndios, "desde logo porque os seguros também estão a fazer a parte que lhes cabe".
"Primeiro, como temos dito, entra sempre o pagamento daquilo que cabe aos seguros e, depois, obviamente, entrará o apoio público", lembrou o ministro, frisando que, com o pagamento dos seguros e os 200 milhões disponibilizados, o Governo tem "todas as razões para acreditar que serão os montantes necessários" à reposição da actividade empresarial afectada pelos incêndios.
Incêndios: Governo já recebeu 21 candidaturas para reconstrução de empresas
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O descontentamento que se vive dentro da Polícia de Segurança Pública resulta de décadas de acumulação de fragilidades estruturais: salários de entrada pouco acima do mínimo nacional, suplementos que não refletem o risco real da função, instalações degradadas e falta de meios operacionais.