Sábado – Pense por si

Incêndios: Governo duplica para 800 mil euros limite de apoio aos agricultores

O ministério liderado por Capoulas Santos avança que vai duplicar esse limite máximo de modo a garantir que "todos os agricultores atingidos pelos incêndios poderão contemplar nas respectivas candidaturas a totalidade dos prejuízos sofridos".

O Governo subiu o limite máximo do apoio aos agricultores afectados pelos incêndios do ano passado para 800 mil euros, para garantir que todos vão poder apresentar a reembolso a totalidade dos prejuízos que tiveram.

incêndios Outubro
incêndios Outubro
incêndios Outubro
incêndios Outubro

"O Governo concluiu já o processo de análise da totalidade das candidaturas de agricultores aos apoios na sequência dos incêndios que afectaram o país em 2017, tendo constatado que, em 24.779 candidaturas, apenas cinco apresentam valores que ultrapassam o limite máximo estabelecido de 400 mil euros por beneficiário", afirma o Ministério da Agricultura.

Num comunicado enviado às redacções, o ministério liderado por Capoulas Santos avança que vai duplicar esse limite máximo, para 800 mil euros, de modo a garantir que "todos os agricultores atingidos pelos incêndios poderão contemplar nas respectivas candidaturas a totalidade dos prejuízos sofridos".

Do universo de candidaturas apresentadas, o Governo pagou já os prejuízos sofridos por 23.822 agricultores, que representam mais de 96% dos agricultores afectados, num montante global de cerca de 46 milhões de euros.

O ministério compromete-se a pagar, ao longo nos próximos 30 dias, mais 14 milhões de euros, "correspondentes à segunda tranche dos apoios aos agricultores afectados pelos incêndios de 15 de Outubro, cujas candidaturas foram submetidas a um processo simplificado de controlo".

Até ao final de Abril, o Governo tenciona pagar mais cerca de 28 milhões de euros, o que totalizará um apoio global de 88 milhões de euros, dos quais apenas 24 milhões correspondem a financiamento comunitário.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

A Ucrânia não ficará sozinha

Zelensky vê na integração na UE uma espécie de garantia de segurança, ainda que não compense a não entrada na NATO. É possível sonhar com um cessar-fogo capaz de evitar uma futura terceira invasão russa da Ucrânia (agora para Odessa e talvez Kiev, rumo às paredes da frente Leste da UE)? Nunca num cenário de concessão do resto do Donbass. O invadido a oferecer, pela negociação, ao invasor o que este não foi capaz de conquistar no terreno? Não pode ser. Aberração diplomática que o fraco mediador Trump tenta impor aos ucranianos.