Fogo que deflagrou esta quinta-feira, em Roalde, e que queimou pinhal, levou à retirada de uma idosa de casa por precaução e de animais de um canil.
O presidente da Câmara de Sabrosa lamentou os meios insuficientes no início do incêndio que deflagrou hoje, em Roalde, e que queimou pinhal, levou à retirada de uma idosa de casa por precaução e de animais de um canil.
"O vento dificultou o combate ao incêndio e os meios, tendo em conta a quantidade de ocorrências ao mesmo tempo, criou-nos esse problema. Tivemos poucos meios quando o incêndio era nascente", afirmou à agência Lusa Domingos Carvas.
Segundo o autarca, uma idosa foi retirada de casa, nas imediações de Fermentões, "por precaução" e levada para o centro desta aldeia e a Estrada Nacional (EN) 322 foi cortada ao trânsito para manobras dos bombeiros.
Durante a tarde foi lançado um alerta na internet para a existência de um canil e com a ajuda de voluntários foram retirados todos os animais para um local seguro.
Domingos Carvas disse ainda que "80% da área que já ardeu corresponde a pinhal".
Também o comandante dos bombeiros de Sabrosa, José Barros, considerou que os meios "não foram suficientes para este teatro de operações" e explicou que o fogo "progrediu com muita rapidez" por causa do vento forte.
José Barros apontou preocupações com os "pontos sensíveis" nas aldeias de Fermentões e de Paços, onde o fogo progredia próximo de algumas habitações, arrumos agrícolas e estábulos de animais.
O fogo, que deflagrou perto da aldeia de Roalde, às 15:37, possui duas frentes.
Segundo a página na internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, pelas 21:30 estavam mobilizados para este incêndio 151 operacionais e 41 viaturas.
Outro fogo que continua a causar preocupações no distrito de Vila Real é o de Alijó, onde estão 176 operacionais e 55 viaturas e progride com "alguma intensidade".
O distrito de Vila Real está em estado de alerta especial de nível vermelho.
Incêndios: Autarca de Sabrosa lamenta meios insuficientes no início
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.
O espaço lusófono não se pode resignar a ver uma das suas democracias ser corroída perante a total desatenção da opinião pública e inação da classe política.
É muito evidente que hoje, em 2025, há mais terraplanistas, sim, pessoas que acreditam que a Terra é plana e não redonda, do que em 1925, por exemplo, ou bem lá para trás. O que os terraplanistas estão a fazer é basicamente dizer: eu não concordo com o facto de a terra ser redonda.