Incêndio motivou o corte de trânsito nos dois sentidos de manhã e não fez vítimas. Inicialmente, autoridades relacionaram incêndio com poste da EDP.
O incêndio que deflagrou hoje de manhã no túnel da Avenida João XXI, em Lisboa, teve origem numa falha no sistema de controlo elétrico, revelou a autarquia, adiantando que o trânsito naquele local vai manter-se encerrado.
"Concluída a avaliação preliminar sobre as causas do incêndio no túnel da Avenida João XXI, e que levaram ao encerramento desta infraestrutura, a CML [Câmara Municipal de Lisboa] vem por este meio comunicar que a avaliação efetuada pelas equipas técnicas do município, coordenadas pelo Serviço Municipal de Proteção Civil, apontam para uma falha no sistema de controlo elétrico que faz a transição da energia da rede com a energia produzida pelo grupo gerador, em caso de falha da rede, como aconteceu esta manhã", avança a câmara em comunicado.
Assim, e até que "estejam repostas todas as condições de segurança, o túnel continuará encerrado", lê-se na mesma nota.
"A avaliação mais detalhada do que aconteceu, e das medidas necessárias para a reposição das condições de operação e circulação em plena segurança, estão a decorrer", refere ainda o município.
O incêndio, que motivou o corte de trânsito nos dois sentidos pelas 09:40, não fez vítimas e acabou por ser extinto às 10:55, segundo os bombeiros.
As autoridades tinham avançado inicialmente tratar-se de um fogo num posto de transformação da EDP.
Mais tarde, a EDP Distribuição afirmou, em comunicado, que o posto de transformação e o gerador associado não pertencem à empresa, e deu conta de uma avaria na rede de média tensão na zona do Campo Pequeno.
Incêndio no Túnel João XXI em Lisboa causado por falha no sistema de controlo elétrico
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Pela primeira vez podem trabalhar numa organização até cinco gerações, um facto que, apesar de já por si inédito, não deixa de acrescentar desafios e dificuldades organizacionais, e sociais, particularmente para quem lidera pessoas.
Nenhuma tecnologia, por mais avançada, pode compensar a falta de consciência e responsabilidade humana. O erro humano continua a ser a principal causa de incidentes de segurança — e isso não resulta de má-fé, mas de desinformação e hábitos incorretos.
Raul Proença denunciaria o golpe de 28 de Maio como «um verdadeiro acto de alta traição» no panfleto «A Ditadura Militar. História e Análise de um Crime».