Sábado – Pense por si

Incêndio no Túnel João XXI em Lisboa causado por falha no sistema de controlo elétrico

Incêndio motivou o corte de trânsito nos dois sentidos de manhã e não fez vítimas. Inicialmente, autoridades relacionaram incêndio com poste da EDP.

O incêndio que deflagrou hoje de manhã no túnel da Avenida João XXI, em Lisboa, teve origem numa falha no sistema de controlo elétrico, revelou a autarquia, adiantando que o trânsito naquele local vai manter-se encerrado.

"Concluída a avaliação preliminar sobre as causas do incêndio no túnel da Avenida João XXI, e que levaram ao encerramento desta infraestrutura, a CML [Câmara Municipal de Lisboa] vem por este meio comunicar que a avaliação efetuada pelas equipas técnicas do município, coordenadas pelo Serviço Municipal de Proteção Civil, apontam para uma falha no sistema de controlo elétrico que faz a transição da energia da rede com a energia produzida pelo grupo gerador, em caso de falha da rede, como aconteceu esta manhã", avança a câmara em comunicado.

Assim, e até que "estejam repostas todas as condições de segurança, o túnel continuará encerrado", lê-se na mesma nota.

"A avaliação mais detalhada do que aconteceu, e das medidas necessárias para a reposição das condições de operação e circulação em plena segurança, estão a decorrer", refere ainda o município.

O incêndio, que motivou o corte de trânsito nos dois sentidos pelas 09:40, não fez vítimas e acabou por ser extinto às 10:55, segundo os bombeiros.

As autoridades tinham avançado inicialmente tratar-se de um fogo num posto de transformação da EDP.

Mais tarde, a EDP Distribuição afirmou, em comunicado, que o posto de transformação e o gerador associado não pertencem à empresa, e deu conta de uma avaria na rede de média tensão na zona do Campo Pequeno.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
A lagartixa e o jacaré

Dez observações sobre a greve geral

Fazer uma greve geral tem no sector privado uma grande dificuldade, o medo. Medo de passar a ser olhado como “comunista”, o medo de retaliações, o medo de perder o emprego à primeira oportunidade. Quem disser que este não é o factor principal contra o alargamento da greve ao sector privado, não conhece o sector privado.

Adeus, América

Há alturas na vida de uma pessoa em que não vale a pena esperar mais por algo que se desejou muito, mas nunca veio. Na vida dos povos é um pouco assim também. Chegou o momento de nós, europeus, percebermos que é preciso dizer "adeus" à América. A esta América de Trump, claro. Sim, continua a haver uma América boa, cosmopolita, que gosta da democracia liberal, que compreende a vantagem da ligação à UE. Sucede que não sabemos se essa América certa (e, essa sim, grande e forte) vai voltar. Esperem o pior. Porque é provável que o pior esteja a chegar.