O autarca José Paredes adiantou que, neste incêndio, arderam "cerca de 600 hectares" de mato e pinhal.
Uma viatura pesada de combate a incêndios da GNR capotou esta segunda-feira, sem provocar feridos, durante o combate ao incêndio de Perafita, concelho de Alijó, distrito de Vila Real, que "já está em resolução", segundo fontes da Protecção Civil.
O presidente da Câmara de Alijó, José Paredes, disse à agência Lusa que uma viatura de combate a incêndios do Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro (GIPS) da GNR "capotou num talude de terra que cedeu" e sublinhou que "felizmente não há feridos a registar".
O fogo deflagrou pelas 21:00 de domingo e, segundo a página da Internet da Autoridade Nacional de Protecção Civil, foi dado como "em resolução" a meio desta manhã.
No local estão mobilizados cerca de 280 operacionais, 80 viaturas e seis meios aéreos.
Segundo José Paredes, os meios aéreos estão a efectuar "descargas muito assertivas" e, no terreno, máquinas de rasto estão a ajudar na consolidação do perímetro.
José Paredes disse ainda "estranhar muito" a hora a que deflagrou o fogo, às 21:00, tanto mais que, frisou, "é a quarta ignição na mesma zona e num curto espaço de tempo".
Durante a noite o incêndio aproximou-se de Jorjais Perafita, onde alguns idosos mais fragilizados foram "por precaução" deslocalizados das suas casas para outra parte da aldeia mais distante da frente do fogo.
Toni Afonso, presidente da Junta de Vila Verde, em Alijó, disse que esta foi uma "noite de alerta" devido ao incêndio que lavrou com grande intensidade e que teve frentes muito extensas.
Este autarca referiu que a falta de acessos e os ventos fortes dificultaram a acção dos meios no terreno.
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.