NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
Na última legislatura, o secretário-geral do PSD, Hugo Soares, foi eleito líder do grupo parlamentar social-democrata com 98,7% dos votos.
O líder parlamentar do PSD, Hugo Soares, anunciou esta segunda-feira que se vai recandidatar ao cargo, um anúncio recebido com muitos aplausos na reunião da bancada.
Mariline Alves
"É onde me eu me sinto bem e onde acho que posso continuar a ajudar o país, em primeiro lugar, e o Governo em segundo lugar", justificou o também secretário-geral do PSD, no final da reunião, em declarações aos jornalistas.
Esta foi a primeira reunião do grupo parlamentar do PSD depois das legislativas de 18 de maio que a AD (coligação PSD/CDS-PP) venceu, elegendo 91 deputados em 230, dos quais 89 são do PSD e dois do CDS-PP, e contou com a presença do presidente do PSD e primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, e do presidente do parlamento e recandidato ao cargo, José Pedro Aguiar-Branco.
"É obrigatório que haja novas eleições, a legislatura acaba e com a legislatura acaba também o exercício da direção do Grupo Parlamentar, o que eu informei aos colegas é que apresentarei novamente a minha candidatura a presidente do Grupo Parlamentar do PSD", explicou Hugo Soares.
Questionado se espera uma legislatura mais tranquila do que a anterior, que durou pouco mais de um ano, respondeu afirmativamente.
"Eu espero sempre uma legislatura, as legislaturas existem precisamente para isso, para serem cumpridas", disse.
Hugo Soares disse estar "absolutamente convencido" que esta vai ser uma legislatura "do ponto de vista do combate partidário mais tranquila".
"Espero bem que, quer aqueles partidos que sustentam no parlamento o Governo, quer os partidos que têm a responsabilidade de ser a oposição, possam todos juntos olhar para aquilo que verdadeiramente interessa: a resolução dos problemas concretos das vidas dos portugueses", afirmou.
Na reunião de hoje, os deputados do PSD chegaram dez minutos antes da hora marcada e receberam Montenegro, Aguiar-Branco e Hugo Soares - os únicos que fizeram intervenções hoje - com um grande aplauso.
Na última legislatura, o secretário-geral do PSD, Hugo Soares, foi eleito líder do grupo parlamentar social-democrata com 98,7% dos votos, a 09 de abril do ano passado.
Hugo Soares já tinha sido líder parlamentar do PSD, eleito em 19 de julho de 2017, com 85,4% de votos, tendo então sucedido no cargo a Luís Montenegro.
No entanto, apenas sete meses depois, em fevereiro de 2018, acabaria por convocar eleições antecipadas para o grupo parlamentar, depois de o novo presidente do PSD Rui Rio lhe ter manifestado o desejo de trabalhar com outra direção de bancada, e teve como sucessor Fernando Negrão, eleito com menos de 40% dos votos da bancada.
Hugo Soares é natural de Braga, nasceu em 02 de março de 1983 (42 anos), e tem sido o braço direito de Montenegro ao longo dos últimos anos.
Presidente da Juventude Social Democrata entre 2012 e 2014, foi deputado à Assembleia da República entre junho de 2011 e outubro de 2019 e, novamente, desde 2024.
Advogado de profissão e administrador de empresas, voltou à primeira linha da vida política com a vitória do atual presidente do PSD nas eleições internas de 2022 e assumiu o cargo de secretário-geral. Nas legislativas de 18 de maio foi reeleito deputado como cabeça de lista por Braga.
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Brigitte e Emmanuel nada têm a ganhar com este processo que empestará ainda mais a atmosfera tóxica que rodeia o presidente, condenado às agruras políticas de um deplorável fim de mandato
O Chega está no centro do discurso político e comunicacional português, e bem pode o PSD querer demarcar-se a posteriori (e não quer muito) que perde sempre. A agenda política e comunicacional é a do Chega e, com a cloaca das redes sociais a funcionar em pleno
É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro