Sábado – Pense por si

Hospital de Coimbra falha segunda toma da vacina da covid-19

SÁBADO
SÁBADO 17 de janeiro de 2021 às 11:25
As mais lidas

Profissionais de saúde deviam receber hoje a segunda dose da vacina. Diretor clínico confirma atraso na vacinação.

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) não assegurou, este domingo, o complemento da vacinação dos seus profissionais contra a covid-19.

Ricardo Almeida / Correio da Manhã

Depois da primeira toma do fármaco da BioNTech/Pfizer, a 27 de Dezembro [de 2020], era suposto que, hoje, ocorresse a segunda, tida como indispensável para garantir a eficácia da vacinação.

Interpelado pelaSÁBADO, que o alertou para o melindre da questão, o director clínico do CHUC, Nuno Devesa, informou que a segunda toma ocorrerá a 20, 21 e 22 de Janeiro.

A primeira fase da vacinação contra a covid-19 em Portugal abrange profissionais de vários hospitais.

Para a professora auxiliar da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra Sara Domingues, que remete para um parecer da Organização Mundial de Saúde (OMS), o protelamento é aceitável desde que não exceda 28 dias. Doutorada em Farmácia, a professora universitária possui mestrado em biologia celular.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.