"Esta unidade dispõe de 24 camas dedicadas a esta patologia, podendo este número ser atualizado em função das necessidades", explica a administração.
O Hospital de Chaves, no distrito de Vila Real, começou recentemente a receber doentes com covid-19, internados em enfermaria, e tem atualmente 19 profissionais infetados, adiantou hoje à Lusa fonte da unidade hospitalar.
Em resposta escrita enviada à agência Lusa, o Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD) explicou que atualmente no Hospital de Chaves estão oito doentes "internados em enfermaria positivos para SARS-COV-2".
"Esta unidade dispõe de 24 camas dedicadas a esta patologia, podendo este número ser atualizado em função das necessidades", acrescenta.
Fonte do centro hospitalar adiantou ainda que apenas recentemente aquela unidade começou a receber doentes covid-19, pois até então os casos em internamento estavam concentrados no hospital sede, em Vila Real.
O CHTMAD destacou também que o Hospital de Chaves tem atualmente 19 profissionais infetados com o novo coronavírus.
"Foram realizados 299 testes de rastreio, dos quais 280 deram negativo e 19 positivo, acrescentando, ainda, que estão a ser cumpridas todas as orientações emanadas pela Direção-Geral da Saúde (DGS)", salientou.
O conselho de administração do CHTMAD garantiu ainda que na unidade hospitalar de Chaves "estão acauteladas todas as medidas de segurança, tanto para profissionais como para utentes", e assegurou "o normal funcionamento desta unidade".
Segundo o boletim epidemiológico da Unidade de Saúde Pública do Alto Tâmega e Barroso, registavam-se no domingo 601 casos ativos de covid-19 no concelho de Chaves, 665 recuperados e 54 em isolamento, sendo a 'taxa de ataque' nos últimos 14 dias de 1685,2 casos por 100 mil habitantes.
Na sexta-feira, a Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte adiantou à Lusa que cinco lares de idosos do concelho de Chaves registavam 191 casos de covid-19 em utentes e 74 casos em funcionários.
A unidade hospitalar de Chaves é ainda referência para os concelhos de Montalegre, que soma 74 casos na fase ativa da doença, Valpaços (147) e Boticas (42).
A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.453.074 mortos resultantes de mais de 62,5 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
Em Portugal, morreram 4.427 pessoas dos 294.799 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.
Hospital de Chaves já acolhe doentes com covid-19 e tem 19 profissionais infetados
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.