Sábado – Pense por si

Hospital de campanha no Estádio Universitário vai abrir amanhã, diz Costa

Este hospital de campanha tinha sido ativado na primeira vaga de covid-19, mas não chegou a ser necessário. Agora, será preciso para aumentar a capacidade de atender aos doentes.

O hospital de campanha do Estádio Universitário, em Lisboa, vai ficar operacional amanhã, quarta-feira, 20 de janeiro, anunciou esta terça-feira o primeiro-ministro, António Costa, no debate com os deputados, na Assembleia da República.

Com o número de novos infetados por covid-19 a registar máximos diários, e o número de mortes pela doença também em valores nunca vistos em Portugal, o hospital de campanha montado no Estádio Universitário está prestes a ficar operacional. Esta instalação chegou a ser disponibilizada durante a primeira vaga da pandemia, mas não chegou a ser necessária. "Agora vai ser", reconheceu o primeiro-ministro.

Além disso, a Federação Portuguesa de Futebol disponibilizou a casa dos atletas para servir de retaguarda para quem não precisa de cuidados hospitalares, mas precisa ainda de acompanhamento, adiantou o governante.

Costa, que respondia à socialista Ana Catarina Mendes, aproveitou ainda para dizer: "Se é fácil dizer que a culpa é do primeiro-ministro, resolvam a vossa consciência assim. Mas não resolvem a pandemia."

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

Calado é Camões

O senhor Dr. Durão Barroso teve, enquanto primeiro-ministro, a oportunidade, de pôr as mãos na massa da desgraça nacional e transformá-la em ouro. Tantas capacidades, e afinal, nestum sem figos.