Sábado – Pense por si

Habitação. 1º Direito começou em 2018 e só há 71 municípios com acordos assinados

Rita Pereira Carvalho
Rita Pereira Carvalho 15 de julho de 2021 às 18:00

As autarquias que já têm contratos assinados identificaram 25.786 famílias que precisam de ajuda a nível habitacional. Câmara de Loures defende que a resposta dada pelo 1º Direito não será "suficiente para todos" e que o Governo deve garantir "medidas de controlo de rendas e da especulação".

No mês passado, a Câmara Municipal de Loures demoliu 17 casas construídas ilegalmente num bairro em Montemor. Naqueles terrenos, onde um dia esteve uma fábrica têxtil, vivem hoje cerca de 100 famílias em casas com poucas condições de habitabilidade. Bairros como este estão agora a ser monitorizados, a nível nacional, no âmbito da Estratégia Local de Habitação para o 1º Direito, o programa de apoio ao acesso à habitação criado para apoiar financeiramente os municípios, para que estes possam dar resposta às famílias que não conseguem pagar uma casa com condições dignas.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?