Sábado – Pense por si

Demolições em Loures. Câmara diz que todos têm casa, mas alguns dormiram na rua

Rita Pereira Carvalho
Rita Pereira Carvalho 22 de junho de 2021 às 20:01

Autarquia afirma que as casas demolidas só foram ocupadas no fim de semana, fala em negócio ilegal de construção e garante que todas as pessoas têm habitação. Mas a associação Habita conta que, pelo menos, nove famílias dormiram na rua depois das demolições.

A Câmara Municipal de Loures aceitou receber esta terça-feira à tarde os moradores das 17 casas que foram demolidas ontem, mas as versões das duas partes continuam em divergência. À SÁBADO, Nuno Abreu, adjunto do vereador responsável pela Habitação em Loures, explicou que as construções demolidas não estavam habitadas quando foram fixados os editais, na passada sexta-feira, tendo sido ocupadas durante o fim de semana para impedir a demolição. "A maior parte dessas pessoas têm casa noutro sítio, a maioria fora do concelho de Loures", disse Nuno Abreu, acrescentando ainda que as famílias já estavam a ser acompanhadas pela Segurança Social e que as novas construções são feitas por empreiteiros ilegais que beneficiam com a situação habitacional precária. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Cyber Crónicas

É urgente reconhecer a polícia

O descontentamento que se vive dentro da Polícia de Segurança Pública resulta de décadas de acumulação de fragilidades estruturais: salários de entrada pouco acima do mínimo nacional, suplementos que não refletem o risco real da função, instalações degradadas e falta de meios operacionais.