Sábado – Pense por si

Guterres: talento, intrigas e um deslize de Costa

Maria Henrique Espada , Nuno Tiago Pinto 12 de outubro de 2016 às 17:00

Como Guterres carregou a campanha às costas em 10 meses frenéticos à volta do mundo. E como o primeiro-ministro furou a estratégia pensada de início

Aviões, embaixadores e telemóvel na mão: foram as armas de António Guteres para conquistar a ONU. A SÁBADO conta-lhe na edição nº650, nas bancas esta quinta-feira, dia 13, todos os bastidores ainda não revelados da campanha: a estratégia com a fundamental Rússia, os detalhes do contacto particular com Angola, como as Lajes serviram de cenário a negociações com a China, quem escreveu os documentos, quem definiu as prioridades e ainda quem pagou as contas. E até como António Costa se antecipou, contrariando o planeado pela equipa. E como deram a volta ao contratempo. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.