As reivindicações dos trabalhadores são "a melhoria dos salários e de outras prestações pecuniárias, nomeadamente, do subsídio de refeição, transporte, e a recuperação do poder de compra perdido".
A adesão à greve na Resiestrela é de 50%, enquanto na Resinorte é de 39%, indicou esta quinta-feira o grupo EGF, que junta as duas empresas de recolha seletiva de lixo que operam no Norte e no Centro interior do país. Em causa uma paralisação que teve início às 00:00 e prolonga-se até sexta-feira, abrangendo dezenas de municípios da região Norte (Resinorte) e 14 concelhos dos distritos da Guarda e de Castelo Branco (Resiestrela).
Em declarações à agência Lusa, fonte do grupo EGF indicou que a adesão à greve a Norte é de 39% e no Centro de 50%, contrariando os números apontados antes pelo Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local (STAL) que falou em "quase 100%" na Resinorte e 98% na Resistrela.
Nota do STAL apontava como reivindicações dos trabalhadores, "a melhoria dos salários e de outras prestações pecuniárias, nomeadamente, do subsídio de refeição, transporte, e a recuperação do poder de compra perdido", bem como "o respeito pela contratação coletiva e respostas sérias às propostas sindicais de negociação de um acordo coletivo de trabalho, que normalize e constitua um instrumento de efetiva melhoria das condições de trabalho".
A valorização dos trabalhadores e das suas carreiras profissionais, bem como um seguro de saúde para todos, e o seu alargamento ao agregado familiar, são outras das exigências dos trabalhadores. "A administração sempre esteve disponível para dialogar e tem mantido diálogo", indicou à Lusa fonte do grupo EGF.
A Resiestrela tem como missão receber e tratar resíduos dos municípios de Almeida, Belmonte, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Fundão, Guarda, Manteigas, Penamacor, Pinhel, Sabugal, Trancoso e Covilhã. Por sua vez a Resinorte atua na recolha dos ecopontos nos concelhos de Guimarães, Vila Nova de Famalicão, Santo Tirso, Fafe, Vila Real, Amarante, Marco de Canaveses e Chaves, entre outros
Greve na recolha de resíduos no Norte e Centro interior será de 39% e 50%
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Do Minho ao Algarve, 22 sugestões para gozar os fins-de-semana prolongados de dezembro. E ainda: médicos prescrevem atividades como dança ou jardinagem; de onde vem o dinheiro para as Presidenciais?
Nos próximos dez anos, ninguém nos garante que André Ventura não se tornará Primeiro-Ministro e que não tente um assalto à Constituição para construir a prometida “quarta república” onde vigorarão os tais “três Salazares”.
Trump disse que o que sabemos que aconteceu a um jornalista nunca aconteceu. E Cristiano Ronaldo não é só futebolista - também é dono de um grupo de media.