Os enfermeiros do Centro Hospitalar de Lisboa Central estão em greve para reclamar um ajuste da progressão e a contagem de todos os pontos para essa mesma progressão.
A greve dos enfermeiros no hospital São José está a ter uma adesão de 81%, disse à agência Lusa uma fonte do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses, considerando que estes números "ilustram bem o descontentamento" destes profissionais de saúde.
Os enfermeiros do Centro Hospitalar de Lisboa Central estão esta quarta-feira em greve para reclamar um ajuste da progressão e a contagem de todos os pontos para essa mesma progressão, segundo disse à agência Lusa Isabel Barbosa, dirigente do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses, em declarações no hospital de São José, um dos que pertence àquele centro hospitalar.
A sindicalista adiantou ainda que a adesão à greve no hospital Dona Estefânia se situou nos 80% no turno da manhã, enquanto na Maternidade Alfredo da Costa atingiu os 72%. No Curry Cabral a adesão à paralisação fixou-se nos 75%, nos Capuchos em 64% e no Santa Marta em 58%.
Sobre os impactos que a greve está a ter nestes hospitais, Isabel Barbosa apontou o encerramento de consultas de enfermagem, o fecho do serviço de sangue, blocos operatórios a funcionar a meio gás e os serviços de internamento em mínimos.
No CHLC trabalham cerca de 2.000 enfermeiros nos vários hospitais.
Isabel Barbosa adiantou que as reivindicações dos enfermeiros retratam "uma realidade a nível nacional".
"Aquilo que temos é uma esmagadora maioria de enfermeiros com 15 a 20 anos de profissão e que está na primeira posição remuneratória da carreira e milhares deles não perspectivam sequer que consigam progredir nos próximos anos", indicou.
Para a dirigente sindical, é uma situação "completamente injusta" e que cria "uma grande indignação nas pessoas".
A greve de hoje marcou o início de uma campanha nacional, com o lema "Progressão é, afinal, ilusão? Exigimos que não seja", que visa "alertar a opinião pública" para as reivindicações dos enfermeiros.
A próxima acção de luta é uma greve no hospital de Évora na quinta-feira, que se repete na sexta-feira no Instituto Português de Oncologia de Coimbra.
Descubra as Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.