Proposta, que será agora discutida no Parlamento, pretende que Carlos Alexandre e Ivo Rosa deixem de ser os únicos representantes do Tribunal Central de Instrução Criminal de maneira a aliviar as "tensões existentes" em haver apenas dois juízes.
O Tribunal Central de Instrução Criminal vai passar a ter nove juízes, com Carlos Alexandre e Ivo Rosa a deixarem de ser os únicos representantes do tribunal também conhecido por Ticão. Em conferência de imprensa, a ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, indicou que vão ser incorporados sete juízes do Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa no TCIC.
Francisca Van Dunem
Segundo a mesma, a medida irá diminuir "as tensões existentes em torno da circunstância de haver apenas dois juízes [no TCIC] e de as diferenças de pontos de vista das respostas [decisões instrutórias] que dão criar na opinião pública a ideia de que há uma dimensão pessoalizada ao nível das decisões".
Van Dunem indicou ainda que estes magistrados passarão apenas a ter competência a nível nacional, além da competência que já tinham na região de Lisboa.
A proposta de lei do Governo, que será agora discutida no parlamento, teve em conta as sugestões apresentadas pelo Conselho Superior da Magistratura e pela Ordem dos Advogados, adiantou.
Além deste diploma, o Conselho de Ministros aprovou ainda a Estratégia Nacional Anticorrupção, que prevê um conjunto de medidas legislativas, entre elas o regime geral de prevenção da corrupção e a criação de mecanismo da prevenção da corrupção.
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Brigitte e Emmanuel nada têm a ganhar com este processo que empestará ainda mais a atmosfera tóxica que rodeia o presidente, condenado às agruras políticas de um deplorável fim de mandato
Esta ignorância velha e arrastada é o estado a que chegámos, mas agora encontrou um escape. É preciso que a concorrência comece a saber mais qualquer coisa, ou acabamos todos cidadãos perdidos num qualquer festival de hambúrgueres