Sábado – Pense por si

GNR apreendeu 70 mil cigarros contrafeitos avaliados em 15 mil euros

03 de janeiro de 2020 às 10:53
As mais lidas

Os cigarros foram confiscados no âmbito de uma operação stop da GNR. Maços seguiam sem estampilha fiscal e sem qualquer tipo de documentação.

AGNRapreendeu 70 mil cigarros contrafeitos, avaliados em 15.750 euros e transportados numa viatura que circulava na A29, no concelho de Espinho, distrito deAveiro, foi hoje divulgado.

Em comunicado, a GNR esclarece que a ação, desenvolvida pela "Unidade de Ação Fiscal, através do Destacamento de Ação Fiscal do Porto", levou, na segunda-feira, à apreensão de "70 mil cigarros por falta de estampilha fiscal, na A29, em Espinho".

"O tabaco, avaliado em 15.750 euros, destinava-se ao comércio público, sendo que a falta do pagamento de impostos devidos ao Estado ascenderia a 12.000 euros", refere a GNR, citando o Imposto Especial de Consumo (IEC) e o Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA).

A GNR descreve que, "no âmbito de uma fiscalização rodoviária conjunta com o Destacamento de Ação Conjunta da Unidade Nacional de Trânsito, os militares detetaram os maços de tabaco sem estampilha fiscal e sem qualquer tipo de documentação, tendo realizado a sua apreensão".

"Foi identificado o condutor do veículo e elaborado um auto de contraordenação por introdução irregular no consumo", acrescenta.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.