Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, às 15h00 locais (mais uma hora em Lisboa) o furação Ophelia estava a 355 quilómetros a sul dos Açores.
O furacão Ophelia subiu a categoria 3, numa escala de 5, e estava às 15h00 locais a 355 quilómetros a sul dos Açores, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
"O furacão evoluiu para a categoria 3, mas em relação ao grupo oriental do arquipélago [ilhas de Santa Maria e de São Miguel], podemos dizer que se continua a prever vento médio igual ou superior a 65 quilómetros/hora e rajadas superiores a 100 quilómetros/hora", afirmou a meteorologista Elsa Vieira, da delegação regional dos Açores do IPMA, à agênciaLusa.
Segundo Elsa Vieira, às 15h00 locais (mais uma hora em Lisboa) o furação Ophelia estava a 355 quilómetros a sul dos Açores.
A aproximação do furacão Ophelia e a passagem de uma superfície frontal fria levou o IPMA a emitir vário avisos meteorológicos para sete ilhas dos Açores.
Em São Miguel e Santa Maria, o aviso vermelho para precipitação forte vigora entre as 18h00 e as 24h00 de hoje. Este é antecedido de um aviso laranja também para chuva que está em vigor até às 18h00.
Estas duas ilhas mantêm-se sob aviso laranja para vento (até às 06h00 de domingo) e amarelo para agitação marítima no mesmo período, e, ainda, de trovoada ao longo da tarde e noite desta sexta-feira.
No grupo central, ilhas do Faial, Pico, Graciosa, Terceira e São Jorge, o aviso vermelho mantém-se até às 18:00. Há ainda aviso amarelo para trovoada que termina também à mesma hora.
O aviso vermelho é o mais grave de uma escala de quatro e representa uma situação meteorológica de risco extremo. O aviso laranja é o segundo da escala e indica situação meteorológica de risco moderado a elevado. O aviso amarelo é o terceiro da escala e revela uma situação de risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica.
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.
É muito evidente que hoje, em 2025, há mais terraplanistas, sim, pessoas que acreditam que a Terra é plana e não redonda, do que em 1925, por exemplo, ou bem lá para trás. O que os terraplanistas estão a fazer é basicamente dizer: eu não concordo com o facto de a terra ser redonda.