Foram emitidos 350 mil certificados digitais covid em Portugal

Jornal de Negócios 23 de junho de 2021
Sábado
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 13 a 19 de janeiro
As mais lidas

Número contabiliza os três tipos de certificados: de vacinação, teste ou no caso de ter sido infetado e já ter entretanto recuperado.

Portugal já emitiu 350 mil certificados digitais covid, que permitem provar se o portador tem um teste negativo, já foi vacinado ou se já recuperou da covid-19. Estes dados foram avançados pelos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPSM), em respostas enviadas ao jornal Expresso.

Christophe Gateau/picture alliance via Getty Images
O jornal detalha que este número contabiliza os três tipos de certificados: de vacinação, teste ou no caso de ter sido infetado e já ter entretanto recuperado.

Este certificado digital tem como principal objetivo permitir a circulação dentro da União Europeia a partir de dia 1 de julho. Pode ser pedido em Portugal desde o passado dia 17 de junho, podendo ser pedido online e sem custos através do portal do SNS 24. 

A utilização do certificado digital também poderá dar acesso a festivais de verão a realizar ainda este ano, possibilidade que deve ser aprovada durante o Conselho de Ministros desta quinta-feira, 24 de junho, apurou o Negócios junto de fonte próxima da indústria. 

A ideia de que o certificado de vacinação, testagem ou imunidade por recuperação de doença pudesse ser utilizado para permitir a realização de eventos culturais já havia sido mencionada por Marques Mendes no domingo, durante o comentário feito na SIC.



Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana
Investigação
Opinião Ver mais