Segundo dados do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, o valor médio da temperatura máxima do ar situou-se nos 17,89° C e foi também o mais alto desde 1931.
O mês de fevereiro em Portugal caracterizou-se como "extremamente quente e seco", sendo o mais quente desde 1931, com uma temperatura média do ar de 12,43º Celsius (+2.45).
Segundo dados do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o valor médio da temperatura máxima do ar situou-se nos 17,89° C e foi também o mais alto desde 1931, com uma anomalia de +3.51° C.
O valor médio da temperatura mínima do ar foi de 6,96° C, também superior ao normal (+1.39° C), sendo o décimo valor mais alto desde 1931 e o segundo mais alto desde 2000 (o mais alto foi em 2008).
Durante o mês de fevereiro, o IPMA destaca que no território nacional a temperatura máxima diária registou-se "sempre acima do valor médio mensal", sendo de realçar os períodos de 02 a 03 e de 21 a 24, com valores médios diários superiores a 20°C;
A temperatura média diária foi também sempre acima do valor médio mensal, exceto no dia 18, enquanto a temperatura mínima diária ficou acima do valor médio mensal nos primeiros 17 dias do mês e a 29 de fevereiro
Nos dias 23 e 24 foram ultrapassados os maiores valores da temperatura máxima do ar para o mês de fevereiro em cerca de 40% das estações meteorológicas da rede IPMA.
Fevereiro de 2020 foi o quinto mês mais seco desde 1931 (o mais seco foi em 2012), pois o valor médio da quantidade de precipitação em fevereiro foi de 16.6 mm, correspondendo apenas a 17% do valor normal (1971-2000, com 100 mm.
Em termos de distribuição espacial, os valores de precipitação foram inferiores ao normal em todo o território, sendo que em grande parte das regiões o valor foi inferior em 25% do normal.
No final do mês de fevereiro, verificou-se, em relação ao final de janeiro, uma diminuição significativa dos valores de percentagem de água no solo em todo o território, sendo de destacar alguns locais das regiões do Baixo Alentejo e Algarve, com valores inferiores a 20%.
De acordo com o índice PDSI (índice de severidade de seca), no final fevereiro aumentou a área e a intensidade da seca meteorológica nas regiões a sul do Tejo sendo de realçar as regiões do Alentejo e Algarve nas classes de seca severa e extrema.
Nas regiões a norte do Tejo diminuiu significativamente a área das classes de chuva.
A distribuição percentual por classes do índice PDSI no território é a seguinte: 0,8 % chuva moderada, 9,1 % chuva fraca, 37,5% normal, 11% seca fraca, 15,1% seca moderada, 19,2% seca severa e 7,3% seca extrema.
Fevereiro deste ano foi o mais quente em Portugal desde 1931
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.
Ricardo olhou para o desenho da filha. "Lara, não te sentes confusa por teres famílias diferentes?" "Não, pai. É como ter duas equipas de futebol favoritas. Posso gostar das duas."