A estrutura sindical diz que o período de obtenção do grau de doutor ou do título de especialista "está a esgotar-se" para alguns professores
A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) entrega esta quinta-feira, na residência oficial do primeiro-ministro, uma petição, já entregue ao parlamento, na qual pede "uma decisão política favorável" ao alargamento do período transitório para os docentes do ensino superior.
"Para muitos docentes do ensino superior, o período transitório estabelecido nos seus estatutos de carreira, para obtenção do grau de doutor ou do título de especialista, está a esgotar-se. Este grau e este título são indispensáveis para poderem ingressar nas carreiras universitária e politécnica, ditando, a sua não obtenção, o despedimento", referiu a Fenprof em comunicado.
A estrutura sindical, que já foi ouvida pela comissão parlamentar de Educação sobre o tema, tem vindo a alertar para a existência, ainda, de centenas de professores nesta situação, sendo que, muitos, afirma a Fenprof, correm o risco de perder o emprego por não terem conseguido concluir o doutoramento por razões que não lhes são imputáveis.
A dispensa do trabalho de leccionação ou isenção do pagamento de propinas previstos para os professores abrangidos pelo regime transitório não foram cumpridos por todos os estabelecimentos de ensino superior, recordou a Fenprof.
Em causa está também a aplicação, aos professores do superior, da directiva comunitária relativa à vinculação ao fim de três contractos sucessivos.
A Fenprof desloca-se à residência oficial do primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, pelas 16h00, estando prevista uma reunião com responsáveis do gabinete do chefe do Governo, pelas 16h30.
Ainda de manhã, pelas 11h00, a Fenprof reúne-se com o presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), David Justino, para discutir a questão do regime transitório.
A petição foi entregue na Assembleia da República, com 4.167 assinaturas a defender "o direito à estabilidade de emprego dos docentes e investigadores", no ensino superior.
Fenprof irá entregar petição à residência oficial de Passos
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.
Ricardo olhou para o desenho da filha. "Lara, não te sentes confusa por teres famílias diferentes?" "Não, pai. É como ter duas equipas de futebol favoritas. Posso gostar das duas."