Sábado – Pense por si

Ex-trabalhadores das Páginas Amarelas: "O prometido é devido"

06 de julho de 2015 às 14:47
As mais lidas

Existem 117 pessoas a aguardar pelas suas indemnizações, que correspondem a um valor de 900 mil euros

Cerca de uma dezena de antigos trabalhadores das Páginas Amarelas protestaram hoje em Lisboa, junto das instalações da empresa, para reclamar o valor das indemnizações que continuam à espera de receber.

 

Erguendo cartazes dizendo "O prometido é devido", "Só queremos o que é nosso" e "Nós assinamos de boa-fé", os manifestantes falaram com os jornalistas sob anonimato, explicando ter medo de represálias da empresa e de contribuírem, assim, para a possibilidade de não receberem os restantes 20% de indemnizações que falta pagar a 117 antigos trabalhadores, no valor de 900 mil euros.

 

A Páginas Amarelas tem em curso, desde Junho, um segundo Processo Especial de Revitalização (PER), que levou a suspender os pagamentos daquelas indemnizações aos trabalhadores acordados no primeiro PER, de Janeiro do ano passado.

 

O primeiro PER, assinado por 117 trabalhadores, determinou que a revogação do contrato de trabalho desses trabalhadores em troca de, no mês seguinte, receberem 50% da indemnização e os outros 50% após seis meses, tendo ainda como premissa a realização de um aumento de capital de 2,5 milhões de euros até Junho passado, que não foi efectivado.

 

O contrato de revogação assinado pelos 117 trabalhadores previa penalizações para o atraso do aumento de capital, estipulando que os restantes 50% da indemnização seriam pagos em tranches mensais sem juros, através do rateio de 10% do valor de vendas, desde Julho de 2014 que os ex-trabalhadores estiveram a receber mensalmente essas tranches.

 

Através de um e-mail enviado a 28 de maio passado, os ex-trabalhadores foram informados que o pagamento das tranches ficava suspenso com a entrada do novo PER, razão porque organizaram o protesto desta segunda-feira.

 

A Páginas Amarelas é detida, desde Fevereiro de 2014, pela Norshare uma empresa sediada no Porto, e emprega 120 pessoas.

 

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

Médicos que ganham fortunas

Com preços inflacionados e bases de dados suspeitas, este ano já foram pagos mais de 230 milhões de euros aos médicos tarefeiros. E ainda: as fotos do Portugal antigo e o negócio dos contentores, usados na construção de casas, escritórios ou hospitais