O ex-chefe militar da ETA Mikel Kabikoitz Carrera Sarobe reconheceu hoje em tribunal que coordenou a transferência em 2010, numa furgoneta, de armas e explosivos da França para a base da organização terrorista basca em Óbidos, Portugal.
A viatura acabou por ser intercetada pela Guarda Civil (correspondente à GNR) em 09 de janeiro de 2010 em Samora, uma cidade espanhola a 55 quilómetros de Miranda do Douro, tendo o etarra conhecido como 'Ata' sido detido alguns meses depois, em maio do mesmo ano, num apartamento em Bayona (França).
Segundo a agência Efe, no julgamento, que começou hoje na Audiência Nacional, um tribunal espanhol especial que trata de crimes contra o Estado, 'Ata' confessou a sua participação na transferência das armas e outros artefactos para o fabrico de engenhos explosivos para a base logística da organização no Casal da Aravela, em Óbidos, distrito de Leiria.
O ex-dirigente da ETA já foi condenado a duas penas de prisão perpétua em França, a última delas pela morte, em março de 2010, de um polícia francês, considerado a última vítima da organização terrorista basca.
As autoridades francesas concordaram com a sua transferência temporária a Espanha para comparecer no julgamento.
Na sessão de hoje, o procurador, nas suas conclusões provisórias, pede a condenação do réu a 13 anos de prisão pelo crime de armazenamento e transporte de armas, munições e substâncias explosivas e inflamáveis e outro de falsificação de documentos para fins terroristas.
A ETA foi fundada em 1959, durante a ditadura de Francisco Franco, e fez uma série de atentados em Espanha e em França em nome da independência do País Basco espanhol e francês, assim como da região espanhola de Navarra.
A organização terrorista renunciou à violência em 2011 e entregou em 2017 aquilo que assegurou serem as suas últimas armas.
Descubra as Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.