Sábado – Pense por si

Estudantes em protesto invadem Faculdade de Ciências da UPorto

Lusa 20 de maio de 2024 às 22:08
As mais lidas

Uma comitiva dos estudantes reuniu com a diretora da faculdade para tentar um entendimento que levasse a UPorto a cortar relações com Israel, na sequência do conflito na Faixa de Gaza.

Paulo Duarte/Cofina Media

Cerca de 50 estudantes hoje concentrados desde o início da tarde em manifestação na Faculdade de Ciência da Universidade do Porto (UPorto) invadiram, pelas 20:00, as instalações, em resposta à "posição intransigente" da diretora.

Por volta das 19h30, uma comitiva dos estudantes reuniu com Ana Cristina Freire, diretora da faculdade, para tentar um entendimento que levasse a UPorto a cortar relações com Israel, na sequência do conflito na Faixa de Gaza.

Minutos depois do porta-voz, Tomás Nery, ter comunicado por altifalante aos cerca de 100 estudantes reunidos, que a diretora lhes tinha dito "ponham-se a andar daqui", os manifestantes avançaram para o interior da faculdade, cujo jardim ocupam desde quinta-feira.

Ainda segundo Tomás Nery, numa reunião que decorreu domingo com a diretora, os manifestantes foram informados que tinham de sair hoje até às 20:00, cenário que, perante os últimos desenvolvimentos, assegurou que vão recusar.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.