NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
Em novembro mais de 3.650 voluntários do Corpo Nacional de Escutas e da Associação de Guias de Portugal percorreram 108 km de costa portuguesa e zonas ribeirinhas à procura de lixo.
Escuteiros e Guias de Portugal recolheram de praias e zonas ribeirinhas 16,5 toneladas de lixo marinho, incluindo uma garrafa de plástico e uma embalagem de iogurte do século XX, anunciou hoje o Oceanário de Lisboa.
Durante o mês de novembro, mais de 3.650 voluntários do Corpo Nacional de Escutas (CNE) e da Associação de Guias de Portugal (AGP) percorreram 108 km de costa portuguesa e zonas ribeirinhas à procura de lixo e o resultado foi a recolha de 16,5 toneladas de lixo em 17 distritos do país e dos arquipélagos da Madeira e dos Açores, numa iniciativa da Fundação Oceano Azul, que gere o Oceanário de Lisboa.
"As beatas de cigarro, garrafas de plástico e cotonetes foram os objetos mais encontrados, seguindo-se pneus, cartuxos de caça e cápsulas de café. Destaca-se uma garrafa de plástico e um copo de iogurte com validades de 1997 e de 1998, respetivamente", refere um comunicado do Oceanário de Lisboa.
"Já não existem dúvidas de que o lixo marinho é uma das principais ameaças à biodiversidade marinha e aos seres humanos e que a conservação do oceano é uma responsabilidade de todos. É um tema urgente. Por isso, continuamos a promover o conhecimento sobre o oceano e a sensibilizar as crianças e os jovens para a atual crise que se atravessa", diz Diogo Geraldes, do Departamento de Educação do Oceanário de Lisboa, citado no comunicado.
A Fundação Oceano Azul e o Oceanário de Lisboa promoveram esta mobilização nacional disponibilizando materiais, como luvas reutilizáveis, balanças e sacos. Durante as ações de limpeza, os educadores marinhos do Oceanário realizaram o programa "Plasticologia Marinha" com o objetivo de sensibilizar os participantes para o tema do lixo marinho, acrescenta o comunicado.
Escuteiros e Guias recolhem 16,5 toneladas de lixo marinho
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.
É muito evidente que hoje, em 2025, há mais terraplanistas, sim, pessoas que acreditam que a Terra é plana e não redonda, do que em 1925, por exemplo, ou bem lá para trás. O que os terraplanistas estão a fazer é basicamente dizer: eu não concordo com o facto de a terra ser redonda.