Sábado – Pense por si

Escolas precisam de 45 mil computadores

Jornal de Negócios 10 de dezembro de 2024 às 09:48
As mais lidas

Computadores em falta ou por reparar totalizam os 45 mil. Ministério da Educação disponibiliza 10 milhões mas escolas estão a avançar sozinhas com concursos, adiando a resolução do problema.

Há 45.024 computadores em falta, sejam novos ou por reparar, nas escolas portuguesas, para que todos os alunos tenham acesso a estes equipamentos informáticos.

A falta de computadores operacionais nas escolas é um tema trazido pelos jornais Público e Jornal de Notícias nesta terça-feira, 10 de dezembro. O Ministério da Educação disponibilizou uma verba de 10 milhões de euros para substituir ou melhorar os computadores, tendo já começado a realizar transferências para as escolas em novembro.

No entanto, a insuficiência de computadores não deve ser colmatada antes de fevereiro.

Ao Público, o presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas (Andaep), Filinto Lima, explica que "em vez de ser um processo centralizado, cada escola está a desenvolver um concurso público de acordo com a verba que recebeu para adquirir os computadores em falta ou reparar os que estão avariados". Por isso, os concursos serão lançados a partir de janeiro.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Editorial

Só sabemos que não sabemos

Esta ignorância velha e arrastada é o estado a que chegámos, mas agora encontrou um escape. É preciso que a concorrência comece a saber mais qualquer coisa, ou acabamos todos cidadãos perdidos num qualquer festival de hambúrgueres