A Escola Básica 2,3 José Saraiva, em Leiria, está encerrada, disse o coordenador do S.TO.P - Sindicato de Todos os Professores, que reclama mais funcionários.
A Escola Básica 2,3 José Saraiva, emLeiria, está hoje encerrada, disse à agência Lusa o coordenador do S.TO.P - Sindicato de Todos os Professores, que reclama mais funcionários e um subsídio de deslocação para docentes.
"Segundo os profissionais desta escola, há pelo menos 20 anos que a escola não fechava devido a uma greve. A adesão foi brutal", adiantou o coordenador do S.TO.P, André Pestana.
O dirigente explicou que a adesão à greve se deve à falta de funcionários nesta escola, o que "põe em causa a segurança dos alunos".
"Nesta escola são 19 funcionários para 923 alunos. O rácio é de 48,5 assistentes operacionais, muito mais do dobro daquilo que o ministro da Educação anda a dizer. Convidamo-lo a vir ao país real e ver o que se passa", desafiou André Pestana.
O coordenador do S.TO.P lamentou ainda que haja professores que façam diariamente 170 quilómetros: "Temos uma colega que é da Figueira da Foz e todos os dias vem aqui dar aulas [escola José Saraiva] e não tem o horário completo. Ganha cerca de 700 euros e gasta 200 de combustível, além do desgaste do carro", constata.
"Muitas vezes já não compensa ser professor e depois há falta de docentes em várias escolas", insistiu.
Por isso, André Pestana desafia o Governo a "dar um subsídio de alojamento e deslocação aos professores que estão deslocados, à semelhança do que sucede com os deputados na Assembleia da República, que ganham 3.500 euros".
A falta de funcionários "leva à exaustão dos que estão de serviço" e surgem as "questões de violência".
"Esta não é uma escola muito problemática, mas há um sentimento de impunidade. Disseram-nos que era frequente não haver um único funcionário no recreio desta escola", denunciou ainda.
André Pestana sublinhou que o S.TO.P "quer valorizar todos os profissionais de educação" e tem a solidariedade de todos, inclusive de pais.
"Não há uma luta de professores contra os pais. Se os docentes não estiverem bem desmotivam e são as crianças que saem prejudicadas", rematou.
Escola em Leiria encerrada por falta de funcionários
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.
O espaço lusófono não se pode resignar a ver uma das suas democracias ser corroída perante a total desatenção da opinião pública e inação da classe política.
É muito evidente que hoje, em 2025, há mais terraplanistas, sim, pessoas que acreditam que a Terra é plana e não redonda, do que em 1925, por exemplo, ou bem lá para trás. O que os terraplanistas estão a fazer é basicamente dizer: eu não concordo com o facto de a terra ser redonda.