Sábado – Pense por si

Escola do Porto regressa à normalidade após ser evacuada por suspeita de fuga de gás

11 de fevereiro de 2020 às 10:07
As mais lidas

"Alarmes dispararam quando alguém estranho à escola entrou nas instalações", disse a subdiretora do Agrupamento.

A Escola Clara de Resende, noPorto, que na segunda-feira foi evacuada devido a uma suspeita de fuga de gás no refeitório, reabriu hoje à hora habitual, regressando à normalidade.

Em declarações à Lusa, Mónica Magalhães, subdiretora do Agrupamento de Escola Clara de Resende, explicou que uma falha de energia durante a noite, de domingo para segunda-feira, ativou um gerador que originou um cheiro semelhante a gás.

"Esta falha de energia aconteceu porque os alarmes dispararam quando alguém, durante o fim de semana e estranho à escola, entrou nas instalações", disse.

Por "precaução", as aulas foram interrompidas logo ao início da manhã de segunda-feira, prolongando-se esta situação por todo o dia, porque, por coincidência, os funcionários aperceberam-se de que tinha havido também uma inundação, que alagou parte do piso inferior da escola, onde se localizam os laboratórios.

"Devido a vários pontos de inundação na escola o fornecimento de água teve de ser fechado", o que obrigou a mandar os mais de "mil alunos" deste estabelecimento para casa.

"Este problema já foi solucionado na segunda-feira, permitindo o funcionamento da escola, mas há necessidade de esperar cerca de dois dias para que os laboratórios sequem. As aulas que aqui deveriam decorrer serão realizadas em outras salas", acrescentou a responsável.

A escola reabriu portas aos alunos esta manhã, tendo as aulas começado às 08:15.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.