Sábado – Pense por si

Enfermeiros querem terminar negociações dentro de um mês

31 de julho de 2017 às 15:56
As mais lidas

Federação Nacional de Sindicatos de Enfermeiros reuniu-se esta segunda-feira com o Governo

A Federação Nacional de Sindicatos de Enfermeiros iniciou esta segunda-feira as negociações com o Governo - sobre matérias como horários e remunerações - e espera concluir as conversações ao final de Agosto.

Esta primeira reunião "serviu para aferir as matérias que devem constar no Acordo Colectivo de Trabalho para a Carreira Especial de Enfermagem", nomeadamente uniformização de horários de trabalho, introdução da categoria de enfermeiro especialista, definição da hierarquia de enfermagem ou tabelas remuneratórias, conforme anunciou a Federação em comunicado.

Segundo a agência Lusa, enfermeiros e Ministério da Saúde vão voltar a reunir-se esta semana. 


Na semana anterior, os sindicatos afirmaram que as rondas negociais iam decorrer durante o mês de Agosto e que as matérias acordadas deveriam entrar em vigor a 1 de Setembro.

Ainda no dia 24 deste mês anunciaram a suspensão da greve de zelo e o protesto contra o não pagamento do trabalho especializado. Recorde-se que os enfermeiros estavam em greve de zelo desde Maio, sendo que os especialistas em saúde materna e obstétrica não prestavam cuidados diferenciados desde o início de Julho, em protesto contra a falta de pagamento da especialização.

Uma segunda greve, de cinco dias, abrangendo todos os enfermeiros, começava esta segunda-feira e também foi desconvocada.
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!