Apesar de não se verificarem maus-tratos, a GNR apurou que "os lares se encontravam a funcionar ilegalmente, tendo a Segurança Social procedido ao encerramento administrativo dos mesmos".
AGuarda Nacional Republicana(GNR) anunciou esta quarta-feira o encerramento de dois lares ilegais nos concelhos de Salvaterra de Magos e Cartaxo, no distrito de Santarém, após uma denúncia pelo crime de maus-tratos, situação que "não se verificou".
Apesar de não se verificarem maus-tratos, a GNR apurou que "oslaresse encontravam a funcionar ilegalmente, tendo a Segurança Social procedido ao encerramento administrativo dos mesmos".
"As pessoas não estavam em perigo", assegurou à Lusa fonte da investigação, indicando que o lar de Salvaterra de Magos acolhia cincoidosose o lar do Cartaxo sete pessoas, que se mantêm todos nos respetivos lares, apesar do encerramento administrativo, uma vez que a Segurança Social não consegue assegurar capacidade de resposta para os acolher em outros lares.
O encerramento destes dois lares ocorreu na sequência de duas ações de fiscalização aos locais, nos dias 03 e 09 de julho, com a participação do Comando Territorial de Santarém da GNR, através do Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas, em conjunto com o Departamento de Fiscalização da Segurança Social de Lisboa e a Autoridade de Saúde Local.
Neste âmbito, a GNR informou que a situação nestes dois lares para idosos estava a ser investigada "há cerca de um mês", após uma denúncia pelo crime de maus-tratos.
"Verificámos que não havia maus-tratos", reforçou fonte da investigação.
Das ações de fiscalização, foram identificadas "as proprietárias dos referidos lares, duas mulheres, de 68 e 64 anos, que mantinham os idosos em condições inapropriadas", avançou a GNR, em comunicado, acrescentando que os factos foram remetidos para o Tribunal Judicial de Santarém.
Fonte ligada à investigação esclareceu que os utentes dos dois lares têm asseguradas condições de higiene e conforto.
Encerrados dois lares ilegais em Santarém após denúncia de maus-tratos
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.
É excelente poder dizer que a UE já aprovou 18 pacotes de sanções e vai a caminho do 19º. Mas não teria sido melhor aprovar, por exemplo, só cinco pacotes muito mais robustos, mais pesados e mais rapidamente do que andar a sancionar às pinguinhas?
“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.