Sábado – Pense por si

Efeitos da tempestade Helene já se fazem sentir nos Açores

15 de setembro de 2018 às 15:51
As mais lidas

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, os Açores estão a lidar com alguma precipitação e ligeiro aumento da intensidade do vento e da agitação marítima.

Às 9h da manhã nos Açores (8h em Lisboa), o centro da tempestade localizava-se a 374 quilómetros a oeste-sudoeste da ilha das Flores, no grupo ocidental do arquipélago dos Açores. Para este grupo ocidental – Flores e Corvo – antecipa-se "precipitação forte, vento com rajadas até 150 quilómetros por hora e agitação marítima que poderá atingir os oito a 12 metros".

"Assim e, de acordo com a trajectória prevista até esta hora, o Helene deverá passar muito perto ou sobre o grupo ocidental na noite de sábado/madrugada de domingo, com uma probabilidade elevada (superior a 90%)", prevê o IPMA.

No grupo central – Terceira, Graciosa, Pico, Faial e São Jorge – "deverá também verificar-se um agravamento do vento, precipitação e agitação marítima, mas com menor intensidade". Já o grupo oriental (São Miguel e Santa Maria), deverá ser o menos afectado pela Helene.

De acordo com o IPMA, o grupo ocidental está sob aviso vermelho de precipitação de sábado para domingo.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Ventos de Oeste

Chuvas intensas vão cair (Parte III)

Depois do canalha Musk ter tido o descaramento de declarar que a empatia é uma das fraquezas fundamentais da civilização europeia, eis que a Administração Trump se atreve a proclamar que as actividades da UE minam a liberdade política e a soberania dos povos.