Sábado – Pense por si

Eduardo Cabrita manifesta pesar por morte de bombeiro nos fogos na Austrália

31 de dezembro de 2019 às 14:24
As mais lidas

Ministro refere que, enquanto MAI, acompanha "diretamente o setor da emergência e da proteção civil, que em Portugal se materializa sobretudo através de incêndios rurais".

O ministro da Administração Interna (MAI) português manifestou hoje o seu pesar pela morte, na segunda-feira, de um bombeiro no combate aos fogos que há meses assolam a Austrália.

"Foi com consternação que tomei conhecimento do falecimento, ontem [segunda-feira], de um bombeiro nos dramáticos incêndios que assolam o vosso país", diz a mensagem de pesar que Eduardo Cabrita enviou à embaixadora daquele país em Portugal, Claire Rochecouste.

Na mensagem, Eduardo Cabrita refere que, enquanto MAI, acompanha "diretamente o setor da emergência e da proteção civil, que em Portugal se materializa sobretudo através de incêndios rurais", e que conhece "o empenho árduo dos bombeiros em salvar pessoas, animais e bens, tarefa que se revela cada vez mais complexa num contexto de alterações climáticas e do acentuar de fenómenos climatéricos extremos".

"Venho, por isso, transmitir o pesar e enviar (...) sentidas condolências à família deste bombeiro e a nossa solidariedade e compaixão ao vosso Governo e a todos os australianos que passam por este difícil período", conclui a missiva.

Entretanto, pelo menos duas pessoas morreram, cinco estão desaparecidas e milhares estão hoje cercadas devido aos incêndios florestais que estão a devastar o sudeste da Austrália, de acordo com as autoridades.

A situação no estado de Victoria piorou nos últimos dias, com 260 novos incêndios declarados na segunda-feira e mais 61 durante as primeiras horas do dia de hoje.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

Sinais do tempo na Justiça

A maioria dos magistrados não dispõe de apoio psicológico adequado, o que resulta em inúmeros casos de burnout. Se esta estratégia persistir, a magistratura especializada comprometerá a qualidade do trabalho, sobretudo na área da violência doméstica.

Hipocrisia

Agora, com os restos de Idan Shtivi, declarado oficialmente morto, o gabinete do ministro Paulo Rangel solidariza-se com o sofrimento do seu pai e da sua mãe, irmãos e tias, e tios. Família. Antes, enquanto nas mãos sangrentas, nem sequer um pio governamental Idan Shtivi mereceu.

Urbanista

Insustentável silêncio

Na Europa, a cobertura mediática tende a diluir a emergência climática em notícias episódicas: uma onda de calor aqui, uma cheia ali, registando factos imediatos, sem aprofundar as causas, ou apresentar soluções.