Sábado – Pense por si

DGS recomenda terceira dose da vacina para pessoas com imunossupressão

Diogo Barreto
Diogo Barreto 01 de setembro de 2021 às 20:52
As mais lidas

As autoridades de saúde referem que a terceira dose da vacina deve ser administrada com um intervalo mínimo de três meses após a última dose recebida.

A Direcção-Geral da Saúde (DGS) está a recomendar a administração de uma dose adicional de vacina contra a covid-19 para pessoas com mais de 16 anos e com imunossupressão.

Reuters

A DGS refere que a norma sobre vacinação atualizada "prevê a administração de uma dose de vacina de mRNA com um intervalo mínimo de três meses após a última dose do esquema vacinal anteriormente realizado". São elegíveis para receber a dose extra da vacina pessoas com infeção VIH, que sofreram transplantes de órgãos, doentes oncológicos ou pessoas com algumas doenças auto-imunes.

Seugndo o comunicado, esta terceira dose tem como objetivo "salvaguardar a eficácia das vacinas em pessoas com imunossupressão que possam não ter alcançado o nível de protecção adequado".

A vacinação de pessoas com imunossupressão deve ser efetuada sob orientação e prescrição do médico assistente.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.