Investigação da PJ "foi desencadeada na sequência de denúncia apresentada por uma vítima, que conseguiu fugir ao controlo dos arguidos". Dois dos três suspeitos são estrangeiros.
A Polícia Judiciária, através da directoria do Centro, deteve três homens, dois deles estrangeiros, por tráfico de pessoas para exploração sexual, anunciou a PJ este sábado.
Em comunicado, esta força de investigação adiantou que a Polícia Judiciária (PJ), através da directoria do Centro, "identificou e deteve três homens pela presumível prática do crime de tráfico de seres humanos, na vertente de exploração sexual e também do crime de lenocínio agravado".
A investigação "foi desencadeada na sequência de denúncia apresentada por uma vítima, que conseguiu fugir ao controlo dos arguidos".
No início de Dezembro "foi efectuada uma operação policial na zona de Leiria, Bombarral e Lourinhã, no âmbito da qual foram efectuadas várias buscas domiciliárias e não domiciliárias e detidos três suspeitos da acção criminosa em investigação", acrescentou a PJ.
"Dois dos suspeitos estrangeiros recrutavam as vítimas no seu país natal, sendo trazidas para Portugal com a falsa promessa de trabalharem em explorações agrícolas, muito bem remuneradas. Ao invés, as vítimas eram forçadas a exercer actividades ligadas à prática de prostituição na via pública, sendo os proventos destinados aos autores", prosseguiu a PJ, no comunicado.
"Às vítimas eram retirados os seus documentos pessoais e ficavam sujeitas a controlo quer na via pública, quer nas residências a elas destinadas, cerceando-lhes, desta forma, a respectiva liberdade ambulatória", sendo que "nas diligências de recolha de prova" as autoridades encontraram e apreenderam "vários objectos e documentos correlacionados com os crimes praticados".
"Os detidos, de 30, 33 e 80 anos de idade, foram sujeitos a primeiro interrogatório judicial de arguido detido, tendo sido aplicada aos dois estrangeiros, a medida de coação de apresentações no posto policial da área da sua residência local", concluiu a PJ.
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.