Sábado – Pense por si

Desconvocada greve de 3.ª e 5.ª feira dos trabalhadores da IP

Lusa 02 de março de 2024 às 11:55
As mais lidas

Greve foi convocada pela Associação Sindical dos Profissionais do Comando e Controlo Ferroviário, que admitiu paralisações em março.

A greve dos trabalhadores de operação, comando, controlo, informação, gestão de circulação e conservação ferroviária da Infraestruturas de Portugal (IP) prevista para as próximas terça e quinta-feira foi desconvocada, anunciou este sábado a empresa.

ferrovia comboios IP
ferrovia comboios IP

"A Infraestruturas de Portugal informa que a greve prevista para os dias 5 e 7 de março foi desconvocada", lê-se numa nota enviada pela Direção de Comunicação e Imagem da IP.

A greve tinha sido convocada pela Associação Sindical dos Profissionais do Comando e Controlo Ferroviário (Aprofer), que, em janeiro, realizou três dias de greve que cancelaram centenas de comboios e admitiu novas paralisações em março.

Na altura, a Aprofer indicou que, "após cinco anos de um primeiro acordo por concluir, em 2022", a IP rejeitou até setembro de 2023 fechar com a associação um acordo para "dar cobertura e solução a todo o tipo de perigos profissionais ao nível da saúde física e mental e que ao longo destes anos têm sido o rastilho para a morte precoce e para as doenças incapacitantes".

Por outro lado, realçou que a IP, no dia 4 de janeiro, disse que "já teria a aprovação de orçamento, para voltar às negociações" e que "simulou uma reunião com a Aprofer" na Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT), quando "afinal o que propunham eram cadeiras, computadores e a reabertura para discussão de questões para as quais já se tinham fechado compromissos em setembro de 2022 e, portanto, no entender da IP e da tutela, seriam estas as razões mais que suficientes, para que a greve do dia 10 de janeiro, não acontecesse".

A organização disse ainda que a empresa "apresentou cinco 'cenários', para a negociação salarial para 2024", destacando que "em nenhum deles consta o cumprimento dos compromissos para com a Aprofer".

Também a Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (Fectrans) criticou as propostas apresentadas pela administração da IP, falando em "imposição" e em redução do "salário real".

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.