Sábado – Pense por si

DECO ajuda clientes a rescindirem contratos com operadoras de telecomunicações

14 de agosto de 2017 às 16:59
Capa da Sábado Edição 26 de agosto a 1 de setembro
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 26 de agosto a 1 de setembro
As mais lidas

Acção da associação de defesa do consumidor está relacionada com a alteração dos contratos dos clientes

A DECO vai ajudar os clientes das operadores de telecomunicações que queiram a rescindir os contratos de fidelização, na sequência das alterações contratuais, relacionadas com os "aumentos ilegais".

A subida de preços negociados "é uma alteração contratual que dá direito a renunciar o contrato sem penalização" refere a apresentação da acção "Telecomunicações: basta de abusos!", nosite da DECO, que pretende ajudar os consumidores que quiserem e estiverem em condições de rescindir o contrato de fidelização com os operadores de telecomunicações.


Segundo a associação, o regulador do sector, a Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM), reconheceu a razão do protesto da DECO e avançou uma decisão "clara: os aumentos foram ilegais", permitindo a "rescisão sem encargos adicionais dos contratos afectados".

A ANACOM anunciou a 24 de Julho "medidas correctivas" às operadoras de telecomunicações MEO, NOS, Nowo e Vodafone para baixarem preços aos consumidores ou permitirem a rescisão de contratos sem custos adicionais.

Segundo a entidade reguladora, em causa estão práticas daquelas empresas, que alteraram condições contratuais após a entrada em vigor da lei 15/2016, que introduziu maior transparência na fidelização de clientes e facilidade na rescisão de acordos.

As operadoras, segundo a ANACOM, "deverão agora avisá-los [clientes] de que têm o direito a rescindir os contratos, sem quaisquer custos ou, em alternativa, poderão recuperar as mesmas condições que tinham antes das alterações", dentro de 30 ou de 20 dias úteis, respectivamente.

A DECO salienta que "resta às operadoras reverterem as alterações ou permitir a rescisão dos contratos" e, para isso, os consumidores podem contar com o seu apoio, através do preenchimento de um formulário e uma carta-tipo, disponíveis no site da associação. A instituição vai reencaminhar todos os pedidos para as respectivas operadoras, exigindo a rescisão do contrato de cada consumidor, e vai acompanhar todos os processos até à sua conclusão.

Os consumidores que pretendam rescindir os seus contratos, lembra a DECO, devem estar atentos aos prazos muito curtos estabelecidos por cada operadora para agirem em tempo útil. 
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.

Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?