Sábado – Pense por si

Cristas lidera audiência inédita do CDS com "Os Verdes"

17 de março de 2016 às 14:15
As mais lidas

"Somos oposição clara e firme a este Governo apoiado nos partidos mais à esquerda do nosso espectro político mas isso não quer dizer que não possamos conversar com todos", disse a nova líder do CDS/PP

Uma delegação do CDS-PP presidida pela recém-eleita Assunção Cristas reuniu-se pela primeira vez com dirigentes do PEV na sede deste partido, em Lisboa, numa iniciativa saudada pelas duas direcções partidárias como "normal" em democracia. "Parece que é inédita mas eu espero que o CDS possa fazer muitas coisas inéditas", afirmou Assunção Cristas, esta quinta-feira, justificando o pedido de audiência ao PEV para apresentação de cumprimentos da nova direcção centrista após o 26º Congresso do partido, no fim de semana passado.

A líder do CDS-PP, acompanhada por duas vogais da Comissão Executiva, Ana Rita Bessa e Teresa Anjinho, estiveram cerca de meia hora reunidas com Manuela Cunha, Dulce Arrojado e Vítor Cavaco. "Somos oposição clara e firme a este Governo apoiado nos partidos mais à esquerda do nosso espectro político mas isso não quer dizer que não possamos conversar com todos, de forma educada e de forma cordata e nalguns aspectos até encontrar um ou outro ponto de preocupação comum e foi uma boa conversa do PEV", afirmou Assunção Cristas, que à tarde se reunirá para o mesmo efeito com o PCP e com o BE.

Do lado do PEV, Manuela Cunha afirmou que o partido "aceitou com bom agrado a conversa", considerando que "é normal" numa democracia partidária e plural. "Em termos de pedido de audiência foi a primeira vez que isto aconteceu e da nossa parte entendemos que isto é normal numa democracia partidária plural que existe em Portugal e aceitámos com bom agrado esta conversa que tivemos à volta de um conjunto de situações do país", disse.

Manuela Cunha disse que foram trocadas "opiniões sobre questões de ordem ambiental, social" e sublinhou que o diálogo com o CDS-PP já existia a nível parlamentar, tal como com os restantes partidos. "Quando pontualmente há opiniões comuns, elas traduzem-se em termos de aprovação de propostas parlamentares", com o CDS ou com os outros partidos, seja na área ambiental, social ou económica, disse.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.