Creches abertas em maio? Não é certo e há riscos

Creches abertas em maio? Não é certo e há riscos
Margarida Davim 20 de abril de 2020

Governo e creches estudam formas de reabrir infantários em segurança. Mas há o risco de criar novas cadeias de transmissão se a reabertura for demasiado cedo.

Reabrir as creches em maio foi uma hipótese colocada pelo primeiro-ministro esta semana. Mas a Associação de Creches e Pequenos Estabelecimentos de Ensino, que diz estar em articulação com o executivo para encontrar novas regras de funcionamento, garante à SÁBADO não ter ainda informações concretas sobre a data para a reabertura. E os médicos admitem que há riscos acrescidos se a decisão for prematura.

Os especialistas consideram que em geral a covid-19 não traz tantas complicações para crianças pequenas como para os adultos, o perigo poderá estar no contacto dos mais pequenos com grupos de risco e a dificuldade que há em cumprir regras de distanciamento social e higiene respiratória em idades tão baixas. Tudo somado, reabrir demasiado cedo as creches pode gerar novas cadeias de infeção, alertam.

"Não é uma decisão fácil", admite o pneumologista Filipe Froes, que tem dúvidas sobre se haverá já condições epidemiológicas para voltar a ter infantários abertos.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login
Investigação
Opinião Ver mais