
Cheias de Valência: depois da tempestade, o risco de doenças
No rescaldo da catástrofe, especialistas alertam para o risco de epidemias e avisam que a capacidade de resposta da Proteção Civil ainda é deficitária - em Espanha e em Portugal.
No rescaldo da catástrofe, especialistas alertam para o risco de epidemias e avisam que a capacidade de resposta da Proteção Civil ainda é deficitária - em Espanha e em Portugal.
Da Lisboa de Carlos Moedas aos governos de Costa e Montenegro, das câmaras comunistas da Margem Sul às juntas do PS e do PSD, políticos de todos os quadrantes recusam mostrar como gastam o dinheiro dos cartões e fundos de maneio que têm nos gabinetes. Recorrem a serviços jurídicos pagos pelo Estado e chegam a invocar "reserva da vida privada". Esta é a história de uma odisseia que dura há dois anos e já originou 42 queixas, 21 processos judiciais e 6 sentenças.
A sua newsletter de terça-feira.
O médico de Saúde Pública e epidemiologista falou com a SÁBADO sobre a forma como a vacinação pode ser utilizada para melhorar o envelhecimento e aumentar a esperança média de vida.
Autarcas de outras juntas e um ex-dirigente do CDS tiveram ajustes diretos. O presidente assegura que não olha à cor partidária.
As estatísticas apontam uma redução nacional de 3,9% entre 2021 e 2022, escondendo realidades locais como a de Lisboa, onde os animais recolhidos têm vindo a aumentar.
Avaliação externa pedida pelo atual executivo do PSD/CDS fala em ausência total de concursos públicos e compras sem papéis nos quatro anos do mandato liderado pelo deputado Pedro Delgado Alves. Ex-autarca contesta conclusões da auditoria, que o atual executivo enviou ao Tribunal de Contas.
Habituámo-nos a vê-lo nos ecrãs da televisão durante a pandemia. Passado este tempo, o médico de saúde pública Ricardo Mexia diz-se “preocupado” com a falta de clareza do Governo para esta área, sem que se conheça um rumo para a saúde pública.
Há 20 anos que existe uma reforma da Saúde Pública, sem que consigamos implementar um milímetro que seja dessa mesma reforma, amenta Ricardo Mexia
O médico Ricardo Mexia considera que é preciso apostar mais na prevenção e no planeamento para resolver problemas estruturais do setor. Já a ex-ministra da Saúde, Maria de Belém Roseira, entende como fundamentais a integração de cuidados, a remuneração em função do desempenho e a ligação entre Segurança Social e Saúde
Apesar do aumento do número de infeções nos últimos dias, contrangimentos provocados pelo ensino à distância e vacinação dos mais novos sustentam importância do ensino presencial.
Número necessário para conseguir fazer inquéritos epidemiológicos a pelo menos 90% dos contactos de quem está infetado poderá ser de 2 mil profissionais. Há um quarto disso agora, mas Governo diz já estar a contratar.
O médico, um dos rostos mais mediáticos entre os profissionais de saúde desde o início da pandemia, vai liderar a coligação Novos Tempos Lisboa no Lumiar.
A pandemia trouxe-o de forma regular para a frente das câmaras. Alunos lembram-no como um bom professor e "descontraído". Colegas de profissão lamentam a vontade de comentar tudo. Há dias uma publicidade onde aparece foi suspensa por ter informações "enganosas".
Medidas 'covid zero' têm resultado na ilha do Pacífico, onde a pandemia só causou 26 mortes e apenas 17% da população está totalmente vacinada.
Há cidadãos em isolamento profilático que conseguiram que os tribunais anulassem a decisão. Os casos estão a gerar mal-estar entre os médicos de saúde pública.