Sábado – Pense por si

Covid-19. Testes rápidos de antigénio à venda sem receita médica

Diogo Camilo
Diogo Camilo 12 de março de 2021 às 10:28
As mais lidas

Farmácias e locais de venda de medicamentos não sujeitos a receita médica vão poder vender testes rápidos. Alternativa colhe amostras da área nasal anterior interna - menos invasiva que a colheita por zaragatoa na oro e nasofaringe.

Os testes rápidos de antigénio à covid-19 vão começar a estar à venda em farmácias e locais de venda de medicamentos não sujeitos a receita médicaautorizados, além de unidades de saúde.

A medida vai permitir aos portugueses fazerem a autotestagem à covid-19 como parte da estratégia para a deteção precoce de casos de infeção como meio de controlo das cadeias de transmissão, designadamente no contexto da reabertura gradual e sustentada de determinados setores de atividade, estabelecimentos e serviços.

Teste antigénio
Teste antigénio Reuters

A medida, publicada em Diário da República esta sexta-feira, é considerada uma "solução capaz de contribuir para um alargamento do rastreio", com os testes a serem realizados em amostras da área nasal anterior interna - menos invasiva que a colheita na oro e nasofaringe.

Os referidos testes estão atualmente colocados no mercado em Portugal para utilização por profissionais, após observância dos correspondentes procedimentos de avaliação de conformidade.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Tópicos Covid-19 saúde
Editorial

Só sabemos que não sabemos

Esta ignorância velha e arrastada é o estado a que chegámos, mas agora encontrou um escape. É preciso que a concorrência comece a saber mais qualquer coisa, ou acabamos todos cidadãos perdidos num qualquer festival de hambúrgueres