José Luís Carneiro falava no final de uma reunião com o primeiro-ministro, em São Bento, sobre as perspetivas de reabertura do ano escolar no atual quadro de combate à propagação do novo coronavírus.
O secretário-geral adjunto do PS afirmou hoje que o Governo vai tomar medidas para garantir a aprendizagem e a avaliação dos alunos no atual quadro de combate à propagação da covid-19, protegendo a igualdade de oportunidades.
José Luís Carneiro falava no final de uma reunião com o primeiro-ministro, António Costa, em São Bento, sobre as perspetivas de reabertura do ano escolar - um encontro em que também esteve presente o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues.
Tendo ao seu lado os dirigentes socialistas Porfírio Silva e Maria Antónia Almeida Santos, o "número dois" da direção do PS referiu que as propostas que foram apresentadas pelo primeiro-ministro "mostram uma vontade inequívoca de criar todas as condições para que a escola continue a ser o grande espaço indutor de igualdade de oportunidades".
Segundo José Luís Carneiro, o Governo garante que "todos podem ter acesso às condições de aprendizagem e também que poderão continuar a ter acesso à avaliação e à classificação escolar".
"O Governo apresentará esse conjunto de medidas e o PS transmitiu o seu apoio a essa visão ampla e global para fazer face aos desafios com que estão confrontados as famílias, os alunos e os professores", disse.
Perante os jornalistas, o secretário-geral adjunto socialista voltou a defender que é preciso que os portugueses respeitem neste mês as medidas de confinamento em termos de circulação "para haver a perspetiva de que a escola presencial possa voltar".
"Não, naturalmente, na sua globalidade, mas nos termos que o Governo irá apresentar ao país. De acordo com as informações das autoridades de saúde, foi já possível vislumbrar uma pequena luz ao fundo do túnel, mas é necessário que este esforço coletivo continue e se consolide", completou.
Ainda em matéria de educação, José Luís Carneiro frisou que, da reunião com o primeiro-ministro, "o PS sai convicto de que as propostas que serão apresentadas à comunidade educativa e às famílias são respostas que cuidam de garantir que o ensino, a aprendizagem, a avaliação e a certificação dos conhecimentos continuam a obedecer à procura de uma escola pela igualdade de oportunidades, numa cidadania exigente".
Covid-19: PS afirma que Governo vai garantir aprendizagem e avaliação dos alunos
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.
“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.
É excelente poder dizer que a UE já aprovou 18 pacotes de sanções e vai a caminho do 19º. Mas não teria sido melhor aprovar, por exemplo, só cinco pacotes muito mais robustos, mais pesados e mais rapidamente do que andar a sancionar às pinguinhas?